Reunião com atores estratégicos teve como objetivo pautar ações para a implementação das práticas restaurativas no sistema de Justiça cearense.
Aconteceu na tarde da última sexta-feira (26/09), na Associação Cearense do Ministério Público, reunião sobre a implementação das Práticas Restaurativas no Centro Integrado de Fortaleza com objetivo de fomentar parcerias e estratégias para iniciar a utilização das práticas restaurativas como possibilidade pacífica de resolução de conflitos no estado.
Com o tema “Diálogos Restaurativos: construindo práticas inovadoras para adolescentes no Ceará”, foi realizado momento de sensibilização e conversa com o Delegado Emerson Pompeu, da Delegacia da Criança e Adolescente (DCA), Ministério Público/CAOPIJ, representantes do sistema de medidas socioeducativas de Fortaleza e da ong Terre des hommes Lausanne no Brasil.
Como propostas de encaminhamentos foram acordadas: momento com o secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará para apresentar o projeto; Levantamento de casos dos últimos três meses na DCA, para realizações estatísticas; Proposta de conversa com a Defensoria Pública para unificação de práticas; Agendamento de reunião com interlocutores do sistema de Justiça.
As práticas restaurativas estão fundamentadas na Convenção dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei do Sistema Nacional de Atendimento socioeducativa (SINASE). Este possui um conjunto de diretrizes e políticas do Poder Público relacionadas à criança e o adolescente, que no Art. 35 determina “III - prioridade a práticas ou medidas que sejam restaurativas e, sempre que possível, atendam às necessidades das vítimas;”, em vigência a partir do dia 18 de Abril de 2012.
-
Hugo Acácio
Assessor de Comunicação - Tdh Brasil
Rua Pereira Valente, n° 1.655 - casa 20
CEP: 60160-250- Fortaleza/CE Brasil
Tel/Fax +55 85 3263-1142
Celular: +55 85 8800-0719
Skipe: hugoacacio
Tdh Lausanne: www.tdh.ch
Tdh Brasil: www.tdhbrasil.org
No Twitter: @tdhbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário