“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

III Simpósio Internacional de Justiça Restaurativa Norte & Nordeste será sediado em Belém


Encontro busca a troca de experiência relativa a justiça restaurativa para adolescentes em conflito com a lei  e sua implementação através da lei do SINASE.

    Contribuir para a disseminação da Justiça Restaurativa e suas práticas auto compositivas, bem como expor experiências, modelos e promover o diálogo sobre os desafios a serem superados pelo sistema de justiça em relação ao adolescente em conflito com a lei.  É com esse objetivo que será realizado o III Simpósio Internacional de Justiça Restaurativa - Norte & Nordeste que ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro deste ano, sediado na capital paraense, Belém.
    Focado na temática Justiça Restaurativa, o evento buscar fortalecer as práticas restaurativas que, diferentes das ações do modelo de justiça atual, visam conscientizar o adolescente em conflito com a lei sobre seus atos realizados e de seu papel social, promovendo reinserção social através de políticas públicas coerentes baseadas em uma justiça não punitiva e inclusiva, que leva em conta o histórico social do individuo e o papel fundamental de políticas de estado para seu desenvolvimento.
    Oportunizando a colaboração e disseminação de valores fundantes da Justiça Restaurativa e proporcionando encontros que possibilitem a troca de experiências e saberes, o simpósio trará grandes expoentes da Justiça Restaurativa como o Norte Americanos: Barry D. Stuart, Carolyn Boyes-Watson, Catherine Bargen, João Salm, Rupert Ross e o espanhol Victor Herrero, o último contemplando um panorama geral sobre experiências locais brasileiras e latino americanas.
    Com o formato painel, o encontro contará com momentos para exposição dialogada, intercâmbio de experiências no campo da justiça restaurativa, grupos de discussão temática e espaço para debates. Serão disponibilizadas 450 vagas para um público formado por sociedade civil, servidores públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos e instâncias públicas das Regiões Norte e Nordeste.
    Realizado em três regiões do país, o III Simpósio de Justiça Restaurativa sediado no Pará abrangerá as Regiões Norte e Nordeste e vem no contexto da grande visibilidade que o tema vem trazendo no âmbito jurídico e socioeducativo nacional, com a implementação da lei do SINASE e de práticas restaurativas em alguns sistemas de justiça estaduais brasileiros.
    O evento será realizado através de parceria entre o governo do Estado do Pará, a Terre des hommes Lausanne no Brasil, Unicef, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público e Universidade Federal do Pará.

SERVIÇO
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE JUSTIÇA RESTAURATIVA NORTE & NORDESTE
Dias: 12 e 13 de novembro de 2012.
Local: HANGAR – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Vagas: 450
Inscrições: Gratuitas
Mais informações: (85) 3263-1142
Site: http://sijur.pa.gov.br/

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...