“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Caxias investe em justiça restaurativa


Três núcleos para combater a violência por meio do diálogo serão abertos em Caxias do Sul. O lançamento foi na manhã desta quinta-feira durante o 3º Simpósio Internacional de Justiça Restaurativa na UCS. As unidades de pacificação vão ser instaladas no Fórum, na UCS e no Centro de Referência Social da Zona Norte. O objetivo é aproximar ainda mais a comunidade de uma abordagem alternativa para tratar conflitos sem recorrer diretamente à Justiça, conforme Paulo Moratelli, que vai coordenar a Central Judicial de Pacificação Restaurativa do Fórum.
A central do Fórum vai concentrar casos de crianças e adolescentes, Lei Maria da Penha e casos de família. O núcleo da UCS também atende a rede da infância e juventude. Já no bairro Santa Fé, que ganha sua primeira central comunitária, além de atender crianças e adolescentes, também vai tratar conflitos de adultos, da comunidade e de vizinhança.
Durante o Simpósio de Justiça Restaurativa, também foi assinado um termo de cooperação entre Caxias e o Centro de Mediação e Justiça Restaurativa do Canadá para a troca de conhecimentos. O encontro na UCS conta com profissionais vindos também dos Estados Unidos, com mais de 30 anos de experiência nesta área.

Da Central de Jornalismo, Babiana Mugnol

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...