“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sábado, 19 de setembro de 2009

Projeto Justiça 21 apresenta Justiça Restaurativa no Maranhão



Clique p/ampliar foto.

No último dia 14, iniciou o Curso Básico em Justiça Restaurativa, no município de São José de Ribamar, na grande São Luís. A atividade será desenvolvida durante toda esta semana e é voltada para a formação de lideranças comunitárias, técnicos do sistema de atendimento socioeducativo, assistência social, profissionais da justiça e educação, policiais e guardas municipais e jovens, apresentando os principais pontos da Justiça Restaurativa. Cerca de 42 profissionais participam da formação.

O curso é ministrado pelas Coordenadoras de Procedimentos Restaurativos do Juizado da Justiça Juvenil de Porto Alegre, Fabiana Nascimento de Oliveira e Lenice Pons Pereira. Esta é a primeira vez que o Projeto realiza uma formação em outro estado do país.

Promovido pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de São José de Ribamar, a Prefeitura de São José de Ribamar e a Fondation Terre des hommes (Tdh), em parceria com o Projeto Justiça para o Século 21, o curso é uma das etapas formativas que antecedem a implementação de uma experiência piloto, inédita no Maranhão, de Justiça Juvenil Restaurativa, no município de São José de Ribamar.

A abertura da atividade contou com a presença do Secretario Municipal da Assistência Social, Trabalho e Renda, Ribamar Dourado e da coordenadora de projetos da Fondation Terre des hommes.

O evento conta com o apoio da Rede Maranhense de Justiça Juvenil, articulação de organizações governamentais e não governamentais que trabalham a municipalização das medidas socioeducativas em meio aberto e difusão do paradigma restaurativo.

Por seus resultados extremamente positivos, a Organização das Nações Unidas (ONU) têm aconselhado a que todos os países adotem as práticas restaurativas nos seus respectivos sistemas de Justiça.

Fonte: Justiça para o século 21. 16/09/2009.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...