Necrim está em funcionamento desde 2012 e visa resolver conflitos e encontrar soluções para os casos com menor potencial ofensivos
Da redação
Desde novembro do ano passado a Polícia Civil de Votuporanga instalou o Necrim (Núcleo Especial Criminal) uma ferramenta para resolver conflitos e encontrar soluções para os casos com menor potencial ofensivos antes que sejam encaminhados a justiça.
De acordo com o Delelgado Ali Hassan, principal objetivo do núcleo é trabalhar com o conceito de justiça restaurativa "Geralmente atendemos as ocorrências que precisam da representação criminal da vítima, como casos de lesão corporal, injúria, difamação, calúnia. E o delegado passa ter função de mediador".
Hassan explica como o Necrim atua no caso de uma colisão entre um carro e uma motocicleta "Chega o boletim de ocorrência, entramos em contato com ambas as partes e são ouvidas. Então tentamos um acordo entre as duas partes".
Aproximadamente 84% dos casos que chegam até núcleo são resolvidos de forma pacífica"A maioria dos casos são simples de serem resolvidas. Os acordos são feitos de forma democrática e sem pressão. Só fechamos acordo quando ambas partes estão em pleno acordo" explica o delegado.
Ao fazer um acordo entre as duas partes, o caso é resolvido e consequentemente desafogando o trabalho do Poder Judiciário e do Ministério Público "Quando fechamos um acordo podemos até evitar problemas futuros de desavenças. As partes normalmente saem em paz e sem mágoas" conclui Hassan.
O Núcleo Especial Criminal de Votuporanga está localizado na rua Ivaí, 2401.
A Cidade. 17.07.2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário