Para superar desafios no ensino para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e a ONG Terra dos Homens, realizaram na manhã desta quarta-feira, 18, na Escola de Governo, em Belém, a oficina "Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz no Atendimento Socioeducativo".
A ação faz parte da parceria entre a ONG e o Governo do Estado do Pará, firmada em junho de 2012, em prol de práticas restaurativas para a implementação da Justiça Juvenil, tendo como bases principais as diretrizes da Convenção Internacional da Criança, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
“A prática restaurativa é olhar o adolescente para além do ato infracional, incentivando a reconstrução de valores, por meio dos conceitos da justiça restaurativa. Fazer com que o adolescente compreenda a responsabilização pelo ato e a educação por meio dos professores, pode ser fundamental neste processo”, destaca Lastênia de Lima, representante da ONG Terra dos Homens, que ministrou a oficina para aproximadamente 30 professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que trabalham com o ensino regular dentro das unidades de internação da Fasepa.
A ação terá continuidade no dia 6 de novembro deste ano, com a realização de um seminário sobre Justiça Restaurativa, que será destinado a todas as instituições do sistema de garantia de direitos que integram a Justiça Juvenil no Pará.
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 19/09/2013 às 14:17
Nenhum comentário:
Postar um comentário