“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Profissionais serão capacitados para práticas restaurativas


A partir do termo de cooperação para ações de praticas restaurativas assinado entre o Governo e ONG Terra dos Homens, a Escola de Governo do Pará (EGPA) deve ofertar, no segundo semestre de 2012, cursos de capacitação aos profissionais da educação, por exemplo, para o trabalho de prevenção da violência nas escolas.
O Pro Paz, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e a Organização Não-Governamental (ONG) Terra dos Homens do Brasil assinaram o termo de cooperação durante o quinto encontro sobre Justiça Restaurativa no Pará, realizado no mês de junho, com o seminário “A justiça juvenil e as práticas restaurativas no atendimento ao adolescente”. O evento aconteceu no Fórum Cível de Belém (PA), com a participação da rede de atendimento aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Estado.
O termo de cooperação veio estabelecer parcerias para a implementação da Justiça Juvenil com enfoque restaurativo no Pará, tanto no âmbito preventivo, em escolas e comunidades, quanto no sistema de justiça, tendo como bases principais as diretrizes da Convenção Internacional da Criança, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
O presidente da Terra dos Homens no Brasil, Santelmo Albuquerque de Lima, já trabalha a ação em outros Estados e afirma que o Pará tem capacidade de desenvolver ações grandiosas para o combate e prevenção à violência cometida e sofrida pela juventude. Em novembro deste ano, Belém recebe o Simpósio Norte e Nordeste de Justiça Restaurativa.
(Ascom EGPA, com informações da Agência Pará)

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...