Pesquisar este blog

25 de jan. de 2018

Escolas diminuem os índices de violência no segundo semestre

Levantamento de dados foi realizado por meio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave)


AÇÕES: Greicy destaca as parcerias como um dos motivos do bom resultado do mapeamento Lidiane Mallmann/arquivo O Informativo do Vale
Vale do Taquari - Os 11 indicadores de violência nas escolas estaduais do Vale do Taquari tiveram diminuição no segundo semestre de 2017. Os dados, divulgados pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), mostram que as ocorrências diminuíram de 3.013 do primeiro semestre para 1.722 no segundo.

O mapeamento foi realizado em todas as instituição de ensino do Estado por meio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave). O dados são apurados e apresentados no fim do primeiro e segundo semestre de cada ano.

Quem comemora a notícia é a coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder. "É muito importante para nós esses dados, porque mostra que as ações da Cipave dão certo. A partir dos dados, criamos demais ações para o bem dos estudantes e escolas. Trabalhamos muito a cultura da paz com os alunos. Hoje, a Cipave já é uma realidade dentro das escolas e acredito que chegou para ficar. Abraçamos com muita força o projeto no ano passado e esperamos que assim continue."

Além das ações de prevenção, Greicy também destaca que as parcerias colaboraram para o resultado satisfatório. "Temos forte apelo para as parcerias e sem elas não conseguimos realizar o projeto. Temos na região grande apoio e um grupo formado por Brigada Militar, Polícia Civil, Prefeitura, Conselho Tutelar, entidades. Nossa rede se fortifica com as parcerias que são essenciais." 

Na opinião de Greicy, a Cipave vem construindo as suas raízes para que as próximas gerações tenham a cultura da paz como rotina da comunidade escolar. "A Cipave casa com a questão da Justiça Restaurativa que também já foi tema de debates e aplicou ações nas escolas. Precisamos criar um ambiente de respeito, paz e aceitação para também receber as crianças que irão entrar para as escolas, futuramente."

Ano Letivo
Para o primeiro dia de aula do próximo ano letivo, a Cipave promove ação especial nas escolas. De acordo com Greicy, será realizado o projeto "Amigo Acolhedor Cipave" com o objetivo de recepcionar os novos e antigos alunos com mensagens de paz e alegria. "Temos sempre a meta de criar um ambiente de paz. Em 2018, ainda teremos outras ações que, com certeza, irão melhorar ainda mais os índices."
Índices do ano de 2017 da 3ª Coordenadoria Regional de Educação que abrange 89 escolas no Vale do Taquari
Indisciplina em sala com registro - 1° semestre (1.317) 2° semestre (744)
Agressão verbal aos servidores - 1° semestre (519) 2° semestre (255)
Agressão física aos servidores - 1° semestre (58) 2° semestre (11)
Roubos, furtos e outras violências em torno da escola - 1° semestre (6) e 2° semestre (2)
Furtos e arrombamentos na escola - 1° semestre (33) e 2° semestre (18)
Violência física entre alunos - 1° semestre (473) 2° semestre (270)
Posse, uso ou tráfico de drogas na escola - 1° semestre (33) e 2° semestre (27)
Bullying - 1° semestre (314) e 2° semestre (245)
Pichação, depredação, dano na escola - 1° semestre (89) e 2° semestre (65)
Acidentes de trânsito no entorno com envolvimento de aluno - 1° semestre (7) e 2° semestre (7)
Racismo, preconceito ou intolerância - 1° semestre (164) e 2° semestre (78)
Total: 1° semestre (3.013) e 2° semestre (1.722)

Nenhum comentário:

“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Livros & Informes

  • ACHUTTI, Daniel. Modelos Contemporâneos de Justiça Criminal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
  • AGUIAR, Carla Zamith Boin. Mediação e Justiça Restaurativa. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
  • ALBUQUERQUE, Teresa Lancry de Gouveia de; ROBALO, Souza. Justiça Restaurativa: um caminho para a humanização do direito. Curitiba: Juruá, 2012. 304p.
  • AMSTUTZ, Lorraine Stutzman; MULLET, Judy H. Disciplina restaurativa para escolas: responsabilidade e ambientes de cuidado mútuo. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de; CARVALHO, Salo de. A Crise do Processo Penal e as Novas Formas de Administração da Justiça Criminal. Porto Alegre: Notadez, 2006.
  • CERVINI, Raul. Os processos de descriminalização. 2. ed. rev. da tradução. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
  • FERREIRA, Francisco Amado. Justiça Restaurativa: Natureza. Finalidades e Instrumentos. Coimbra: Coimbra, 2006.
  • GERBER, Daniel; DORNELLES, Marcelo Lemos. Juizados Especiais Criminais Lei n.º 9.099/95: comentários e críticas ao modelo consensual penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
  • Justiça Restaurativa. Revista Sub Judice - Justiça e Sociedade, n. 37, Out./Dez. 2006, Editora Almedina.
  • KARAM. Maria Lúcia. Juizados Especiais Criminais: a concretização antecipada do poder de punir. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
  • KONZEN, Afonso Armando. Justiça Restaurativa e Ato Infracional: Desvelando Sentidos no Itinerário da Alteridade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
  • LEITE, André Lamas. A Mediação Penal de Adultos: um novo paradigma de justiça? analise crítica da lei n. 21/2007, de 12 de junho. Coimbra: Editora Coimbra, 2008.
  • MAZZILLI NETO, Ranieri. Os caminhos do Sistema Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
  • MOLINA, Antonio García-Pablos de; GOMES, Luiz Fávio. Criminologia. Coord. Rogério Sanches Cunha. 6. ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
  • MULLER, Jean Marie. Não-violência na educação. Trad. de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Atenas, 2006.
  • OLIVEIRA, Ana Sofia Schmidt de. A Vítima e o Direito Penal: uma abordagem do movimento vitimológico e de seu impacto no direito penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
  • PALLAMOLLA, Raffaella da Porciuncula. Justiça restaurativa: da teoria à prática. São Paulo: IBCCRIM, 2009. p. (Monografias, 52).
  • PRANIS, Kay. Processos Circulares. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • RAMIDOFF, Mario Luiz. Sinase - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Comentários À Lei N. 12.594, de 18 de janeiro de 2012. São Paulo: Saraiva, 2012.
  • ROLIM, Marcos. A Síndrome da Rainha Vermelha: Policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2006.
  • ROSA, Alexandre Morais da. Introdução Crítica ao Ato Infracional - Princípios e Garantias Constitucionais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
  • SABADELL, Ana Lúcia. Manual de Sociologia Jurídica: Introdução a uma Leitura Externa do Direito. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
  • SALIBA, Marcelo Gonçalves. Justiça Restaurativa e Paradigma Punitivo. Curitiba: Juruá, 2009.
  • SANTANA, Selma Pereira de. Justiça Restaurativa: A Reparação como Conseqüência Jurídico-Penal Autônoma do Delito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
  • SANTOS, Juarez Cirino dos. A Criminologia Radical. 2. ed. Curitiba: Lumen Juris/ICPC, 2006.
  • SCURO NETO, Pedro. Sociologia Geral e Jurídica : introdução à lógica jurídica, instituições do Direito, evolução e controle social. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
  • SHECAIRA, Sérgio Salomão; Sá, Alvino Augusto de (orgs.). Criminologia e os Problemas da Atualidade. São Paulo: Atlas, 2008.
  • SICA, Leonardo. Justiça Restaurativa e Mediação Penal - O Novo Modelo de Justiça Criminal e de Gestão do Crime. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
  • SLAKMON, Catherine; MACHADO, Maíra Rocha; BOTTINI, Pierpaolo Cruz (Orgs.). Novas direções na governança da justiça e da segurança. Brasília-DF: Ministério da Justiça, 2006.
  • SLAKMON, Catherine; VITTO, Renato Campos Pinto De; PINTO, Renato Sócrates Gomes (org.). Justiça Restaurativa: Coletânea de artigos. Brasília: Ministério da Justiça e PNUD, 2005.
  • SÁ, Alvino Augusto de. Criminologia Clínica e Psicologia Criminal. prefácio Carlos Vico Manãs. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
  • SÁ, Alvino Augusto de; SHECAIRA, Sérgio Salomão (Orgs.). Criminologia e os Problemas da Atualidade. São Paulo: Atlas, 2008.
  • VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. São Paulo: Método, 2008.
  • VEZZULLA, Juan Carlos. A Mediação de Conflitos com Adolescentes Autores de Ato Infracional. Florianópolis: Habitus, 2006.
  • WUNDERLICH, Alexandre; CARVALHO, Salo (org.). Novos Diálogos sobre os Juizados Especiais Criminais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.
  • WUNDERLICH, Alexandre; CARVALHO, Salo de. Dialogos sobre a Justiça Dialogal: Teses e Antiteses do Processo de Informalização. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002.
  • ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2008.