Na próxima quinta-feira, dia 6, o superintendente de Assistência Socioeducativa Hilton Villasanti Romero estará em Corumbá para apresentar aos representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Conselho da Criança e Adolescente o projeto arquitetônico da nova unidade que será construída no município. O local terá capacidade para 40 adolescentes e receberá investimentos próprios do governo estadual no valor de R$ 1,3 milhão. De acordo com Villasanti, o prédio segue os padrões estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), assim como todos os outros construídos e reformados pelo governo do Estado.
A construção de uma nova unidade de internação e internação provisória em Três Lagoas, com capacidade para 60 adolescentes, também está em processo de licitação. Uma outra unidade foi construída e entregue em Ponta Porã no ano passado.
No mês de março o governo concluiu a reforma da Unei Los Angeles, em Campo Grande. A unidade foi entregue toda equipada com uma nova cozinha, colchões e móveis para a sala de aula, entre outros objetos. A obra incluiu a reforma do sistema de esgoto do prédio. A unidade Dom Bosco em Campo Grande e uma outra em Dourados também estão sendo reformadas e ampliadas.
Na Unei Dom Bosco já foi construído um ambulatório, que foi entregue todo equipado. O local recebe atendimento de médico cedido pela Secretaria de Saúde da Capital.
Ao todo existem dez Uneis em Mato Grosso do Sul, sendo quatro na Capital e seis no interior do Estado. As unidades são de internação, internação provisória e semiliberdade masculina e feminina. As dez unidades têm capacidade para abrigar 255 adolescentes.
Formação
Nas unidades de internação os adolescentes estudam e realizam atividades educativas, recebem orientação para o desenvolvimento de habilidades individuais e preparação para o mercado de trabalho.
O governo do Estado também investe na formação dos profissionais que atuam nas Uneis. Na última semana de abril, os socioeducadores participaram de um curso de formação continuada ministrado pela Escola de Conselhos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A capacitação proporcionou o conhecimento de orientações sobre o Sinase, com ênfase no projeto político-pedagógico.
A Sejusp e SAS têm discutido com órgãos do Poder Judiciário a Justiça Restaurativa, que consiste em processo colaborativo envolvendo diretamente os afetados pelo crime para determinar qual a melhor forma de reparar o dano causado pela transgressão.
Homenagem
Pelo apoio constante e busca de melhorias para os profissionais que atuam nas medidas socioeducativas no Estado, a presidente do Sindicato dos Servidores da Administração do Estado (Sindsad/MS), Lílian Olívia Aparecida Fernandes, entregou, no dia 7 de abril deste ano, uma homenagem ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. A matéria com título “Jacini recebe homenagem de servidores das medidas socioeducativas” foi publicada no site da Sejusp (www.sejusp.ms.gov.br) no dia 9 de abril.
A placa entregue por Lílian a Jacini diz que os servidores declaram-se honrados por terem como secretário uma pessoa repleta de virtudes e humanidade.
Fonte: Agora MS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário