
Remorso oficial da Indonésia e Timor-Leste pelos acontecimentos de Agosto de 1999
A Indonésia declarou hoje o seu “remorso” pela violência registada em Timor-Leste em Agosto de 1999 quando decorreu naquele território uma consulta pública sobre a independência do país. A declaração surge assinada conjuntamente pelos dois países, Indonésia e Timor-Leste, depois de terem recebido oficialmente o relatório final da Comissão de Verdade e Amizade.
Os chefes de Estado de Timor-Leste e da Indonésia declararam hoje em Bali, na Indonésia, o seu "remorso" pela violência registada em Agosto de 1999. Na declaração é expresso o remorso dos dois países “a todos aqueles que sofreram uma dor incalculável e feridas físicas e psicológicas enquanto vítimas directas e indirectas de violações de direitos humanos.
"Em nome do Governo da Indonésia e do Governo de Timor-leste expressamos os nossos remorsos a todos aqueles que sofreram uma dor incalculável e feridas físicas e psicológicas enquanto vítimas directas e indirectas de violações de direitos humanos, que ocorreram no período que precedeu e que seguiu a consulta popular em Timor-Leste em Agosto de 1999", pode ler-se na declaração assinada pelos presidentes de Timor-Leste, José Ramos Horta, e da Indonésia, Susilo Yudhoyono, e ainda pelo primeiro-ministro timorense Xanana Gusmão.
O relatório da Comissão de Verdade e Amizade não recomenda nenhuma acusação relativa aos crimes cometidos em 1999, mas concluiu que houve "responsabilidade institucional", tanto das forças armadas e de segurança indonésias como dos grupos pró-independência na violência praticada.
Apesar do tom conciliatório da assinatura desta declaração, José Ramos Horta, presidente de Timor-Leste, referiu no seu discurso que "as conclusões da Comissão de Verdade e Amizade não podem apagar o passado nem trazer de volta os mortos" ao mesmo tempo que defendeu o que designou como uma "relação única entre os dois países" e considerou mais importante que a violência de 1999 seja avaliada através de uma justiça restaurativa e não persecutória.
RTP. 2008-07-15 09:59:08. Disponível em:http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=354823&visual=26&tema=2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário