Na próxima sexta-feira, dia
A Justiça Restaurativa vem sendo implantada no Brasil desde 2005 e em Campinas desde 2008. Busca trabalhar com os conflitos oportunizando o encontro entre prejudicado pela conduta e autor da conduta, através da palavra circular com a presença de um facilitador. Considera-se que nas escolas ocorrem muitos conflitos relacionais que podem ser elaborados com práticas de círculos restaurativos. Nas comunidades os conflitos também podem ser discutidos nas práticas circulares e quando existe o encaminhamento do conflito a ser resolvido pelo sistema judiciário, este também pode optar pela Justiça Restaurativa.
Para falar sobre o tema o CMDCA de Campinas traz Dr. Egberto de Almeida Penido, Juiz das Varas Especiais da Infância e da Juventude de São Paulo (Heliópolis) e coordenador da infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado São Paulo.
O encontro faz parte do projeto “Construindo Novos Olhares para a Adolescência”, organizado pela Comissão com o objetivo de sensibilizar os profissionais envolvidos com as diversas questões da adolescência, compartilhar práticas restaurativas desenvolvidas nas escolas municipais e estaduais de Campinas, na comunidade e na Vara da Infância e Juventude de Campinas, além de qualificar a rede de proteção, defesa e segurança para a aplicação da metodologia da comunicação não violenta.
Palestra: Justiça Restaurativa
Data: 14 de Agosto
Horário: 8h15
Local: Anfiteatro Colégio Culto à Ciência - Rua Culto a Ciência, 422 – Botafogo
Informações: Comec PSC – (19) 3234.3712
Nenhum comentário:
Postar um comentário