“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Estratégias Restaurativas – sua aplicação em contextos juvenis




Estratégias Restaurativas
– sua aplicação em contextos juvenis


Seminário internacional com a Dra. Belinda Hopkins, Ph.D.
Diretora e instrutora do principal centro britânico de treinamento
em práticas restaurativas em contextos juvenis para as áreas da
Educação, Assistência Social e Justiça 

24 e 25 de setembro, quarta e quinta-feira, 9h a 17h


Comportamentos desafiadores, antissociais e destrutivos ou violentos entre os jovens são uma grande preocupação em toda parte. Pais e profissionais encarregados do seu cuidado buscam o melhor modo de reagir a fim de manter um ambiente seguro e propiciador de aprendizado e crescimento pessoal.

As estratégias restaurativas, inspiradas nos princípios e práticas da Justiça Restaurativa, permitem aos jovens compreender a situação na qual estão envolvidos e superar dificuldades, ao mesmo tempo preservando relacionamentos fundamentais.

Essa metodologia está hoje bem estabelecida em muitos países, testada na prática diária por milhares de profissionais que trabalham com jovens.

Neste curso participativo de 2 dias vivenciaremos aquilo que será aplicado no trabalho com os jovens, construindo habilidades de desenvolvimento emocional e social de modo lúdico e interativo, junto com o aprendizado acadêmico:

• Como usar princípios e valores relacionais e restaurativos para criar turmas em ambientes educacionais inclusivos, democráticos, capazes de apoiar o aprendizado. • Como desenvolver habilidades emocionais e sociais em qualquer jovem pela interação e pedagogia participativa. 
• Como planejar aulas que produzam resultados sociais/emocionais e também acadêmicos. 
• Como desenvolver respostas restaurativas a eventos diários previsíveis (barulho na classe, atrasos, falta de lição de casa, etc) a fim de atender às necessidades de alunos, educadores e todas as partes afetadas. 
• Como transformar relações e lidar com grupos minimizando conflitos, bullying, comportamentos antissociais e criminosos de modo restaurativo. 
• Como fazer círculos de construção de comunidade.


Haverá tradução e serão entregues certificados. 


Basilio
Dra. Belinda Hopkins, Ph.D.
 é diretora e instrutora do principal centro britânico de treinamento em práticas restaurativas em contextos juvenis para as áreas da Educação, Assistência Social e Justiça, o Transforming Conflict, National Centre for Restorative Approaches in Youth Settings, e autora de inúmeros livros sobre o assunto, entre os quais Just School e Just Care.
Correalização
mediativa
justiça em circulojustiça em circulo


      
Palas Athena
Alameda Lorena, 355 - Jardim Paulista - São Paulo
Tel (11) 3266-6188 | www.palasathena.org.br
associe-se

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...