“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Na pacificação de conflitos e violências envolvendo crianças e adolescentes

Turma especial destinada a facilitar a participação dos alunos residentes fora de Porto Alegre. Curso em imersão, incluindo hospedagem e visitas de intercâmbio.

Curso em imersão, incluindo hospedagem e visitas de intercâmbio, com o objetivo de formar lideranças em Justiça Restaurativa e Coordenadores de Círculos Restaurativos para que assumam a função de difundir e multiplicar a implantação das práticas de Justiça Restaurativa na pacificação de violências e resolução de conflitos. 
O público-alvo são os profissionais e estudantes das áreas da justiça, educação, assistência social, segurança, saúde; operadores da Rede de Atendimento da Infância e Juventude, lideranças comunitárias, gestores públicos e de ONGs com atuação na área social, demais interessados, residentes fora da cidade de Porto Alegre e/ou do Estado do RS, que desejam conhecer e aplicar as práticas restaurativas nos seus espaços acadêmicos, institucionais e comunitários.
O curso intensivo realizar-se-á no período de 13 a 17 de junho de 2011, terá carga horária total de 58 horas-aula, com 40 vagas e inscrições antecipadas.  A programação definida é:Dias 13 e 14 de junho de 2011 – Módulo teórico – Curso de Iniciação em Justiça Restaurativa, cujos temas a serem abordados são: Justiça Restaurativa, Cultura de Paz e Valores Humanos. Justiça de Guerra e Justiça de Paz. Justiça, Pedagogia e Valores Humanos. Conceitos básicos de Justiça Restaurativa. Justiça Restaurativa e Responsabilidade. Dia 15 de junho de 2011 – Intercâmbio com visitação às Centrais de Práticas Restaurativas – CPR´s:Às 9h na Central de Práticas Restaurativas na Comunidade da CruzeiroÀs 11h30min almoço em local a definirÀs 14h na Central de Práticas Restaurativas na Comunidade da Bom JesusÀs 16h na Central de Práticas Restaurativas do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre. 
Dias 16 e 17 de junho de 2011 – Módulo prático – Curso de Formação de Coordenadores de Práticas Restaurativas, com o conteúdo programático: Práticas Restaurativas: Tipos e Metodologias, Princípios e valores. Práticas Restaurativas do Programa Justiça 21.  Introdução a Comunicação Não-Violenta e Prática da CNV. Procedimento Restaurativo – ambientação, implementação e simulação de Círculo Restaurativo.
 
Para atender os objetivos do curso – trabalhar em imersão, reservou-se um espaço único para a hospedagem e a realização das atividades, a Casa Marisa da Juventude - CAJU, situada em bairro da Zona Sul, afastado do centro de Porto Alegre e lugar de privilegiada beleza.
 Investimento: O valor total do curso é de R$ 700,00, incluindo hospedagem, alimentação, matrícula, material didático e certificado, e pode ser pago a vista ou em duas parcelas no valor de R$ 350,00 cada, com entrada na inscrição e a segunda parcela através de cheque pré-datado para 30 dias a ser entregue no início do curso. Observação: O almoço do dia 15 de junho não está incluído no valor acima.


Inscrições e procedimentos www.escoladaajuris.org.br. 
Maiores informações pelo telefone (51) 3284.9026 ou e-mail secretaria@justica21.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...