Evento é promovido pelo GT-4 do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências e terá como instrutor coordenador técnico do Programa de Pacificação Restaurativa de Caxias do Sul (RS)
Curso Círculos de Construção de Paz
Terá início na próxima semana, em João Pessoa, o Curso de Formação Teórico e Prático no Modo Vivencial em Círculos de Construção de Paz – Peacemaking Circles. O curso versa sobre a prática da Justiça Restaurativa com foco nos Círculos de Construção de Paz - uma das práticas restaurativas mais utilizadas e presente em vários países. A prática é aplicada tanto na prevenção como na resolução de conflitos através do diálogo. As aulas serão ministradas pelo coordenador técnico do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa de Caxias do Sul (RS), Paulo Henrique Moratelli.
O curso terá duas turmas e ocorrerá em duas etapas: de 11 a 15 e de 18 a 22 de julho, na Escola Superior de Magistratura da Paraíba, com a participação de cerca de 50 profissionais que atuam nas áreas de segurança e educação, além de gestores de escolas da capital.
O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa (GT-4), um grupo criado no âmbito do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências para conjugar esforços e priorizar ações que viabilizem o fortalecimento de valores centrais e sociais e mudança de atitude coletiva para elevação dos níveis da segurança humana na região metropolitana da capital do estado.
Projeto piloto - Paralelamente ao curso, o GT-4 também realizará na quarta-feira (13), no auditório do Ministério Público Estadual, uma reunião com representantes de três escolas de João Pessoa. As escolas farão parte do Projeto Piloto "Mediação e Protagonismo Escolar: Promovendo a Cultura de Paz", cujo objetivo é justamente propagar a cultura de paz e a educação em direitos humanos nas escolas da capital, e minimizar os casos de violência no âmbito escolar. A reunião também terá a participação das respectivas comunidades escolares.
As escolas indicadas são a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Liliosa de Paiva Leite (no bairro do Cristo Redentor); a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Ângela (também no Cristo) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel Brizola (em Tambauzinho).
A implantação do projeto nas escolas deverá ser feita a partir do segundo semestre de 2016.
Em maio deste ano, o grupo de trabalho realizou o Seminário ‘Mediação e Práticas Restaurativas na Comunidade Escolar’ O objetivo do evento foi pautar a cultura de paz nas escolas, através do debate sobre mediação de conflitos. O seminário teve a participação de profissionais de diversos órgãos e instituições do estado e de outras regiões do país, que apresentaram experiências bem sucedidas de mediação e práticas restaurativas em ambiente escolar. O evento contou com a participação de grande número de profissionais da Educação da capital.
Fórum – Lançado em João Pessoa, em 19 de novembro de 2015, o Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências é fruto de mais de um ano de diálogos entre diversos órgãos e entidades. O fórum é parte do projeto de trabalho constituído a partir das investigações do Inquérito Civil nº 1.24.000.002944/2014-38 que tramita na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do Ministério Público Federal na Paraíba, e que tem por objetivo investigar os motivos ensejadores do grande número de homicídios no estado, sobretudo entre jovens, e efetivar soluções de forma integrada entre os entes federativos.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83)3044-6258
Celular: (83) 99132-6751
No twitter: @MPF_PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário