14 de mai. de 2011

Na pacificação de conflitos e violências envolvendo crianças e adolescentes

Turma especial destinada a facilitar a participação dos alunos residentes fora de Porto Alegre. Curso em imersão, incluindo hospedagem e visitas de intercâmbio.

Curso em imersão, incluindo hospedagem e visitas de intercâmbio, com o objetivo de formar lideranças em Justiça Restaurativa e Coordenadores de Círculos Restaurativos para que assumam a função de difundir e multiplicar a implantação das práticas de Justiça Restaurativa na pacificação de violências e resolução de conflitos. 
O público-alvo são os profissionais e estudantes das áreas da justiça, educação, assistência social, segurança, saúde; operadores da Rede de Atendimento da Infância e Juventude, lideranças comunitárias, gestores públicos e de ONGs com atuação na área social, demais interessados, residentes fora da cidade de Porto Alegre e/ou do Estado do RS, que desejam conhecer e aplicar as práticas restaurativas nos seus espaços acadêmicos, institucionais e comunitários.
O curso intensivo realizar-se-á no período de 13 a 17 de junho de 2011, terá carga horária total de 58 horas-aula, com 40 vagas e inscrições antecipadas.  A programação definida é:Dias 13 e 14 de junho de 2011 – Módulo teórico – Curso de Iniciação em Justiça Restaurativa, cujos temas a serem abordados são: Justiça Restaurativa, Cultura de Paz e Valores Humanos. Justiça de Guerra e Justiça de Paz. Justiça, Pedagogia e Valores Humanos. Conceitos básicos de Justiça Restaurativa. Justiça Restaurativa e Responsabilidade. Dia 15 de junho de 2011 – Intercâmbio com visitação às Centrais de Práticas Restaurativas – CPR´s:Às 9h na Central de Práticas Restaurativas na Comunidade da CruzeiroÀs 11h30min almoço em local a definirÀs 14h na Central de Práticas Restaurativas na Comunidade da Bom JesusÀs 16h na Central de Práticas Restaurativas do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre. 
Dias 16 e 17 de junho de 2011 – Módulo prático – Curso de Formação de Coordenadores de Práticas Restaurativas, com o conteúdo programático: Práticas Restaurativas: Tipos e Metodologias, Princípios e valores. Práticas Restaurativas do Programa Justiça 21.  Introdução a Comunicação Não-Violenta e Prática da CNV. Procedimento Restaurativo – ambientação, implementação e simulação de Círculo Restaurativo.
 
Para atender os objetivos do curso – trabalhar em imersão, reservou-se um espaço único para a hospedagem e a realização das atividades, a Casa Marisa da Juventude - CAJU, situada em bairro da Zona Sul, afastado do centro de Porto Alegre e lugar de privilegiada beleza.
 Investimento: O valor total do curso é de R$ 700,00, incluindo hospedagem, alimentação, matrícula, material didático e certificado, e pode ser pago a vista ou em duas parcelas no valor de R$ 350,00 cada, com entrada na inscrição e a segunda parcela através de cheque pré-datado para 30 dias a ser entregue no início do curso. Observação: O almoço do dia 15 de junho não está incluído no valor acima.


Inscrições e procedimentos www.escoladaajuris.org.br. 
Maiores informações pelo telefone (51) 3284.9026 ou e-mail secretaria@justica21.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário