14 de mai. de 2011

Cursos de Justiça Restaurativa iniciam dia 20 de maio.

O Programa Justiça para o Século 21, integrante do Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS, tem como objetivo divulgar e implantar as práticas da Justiça Restaurativa (JR) como estratégia de enfrentamento e prevenção à violência envolvendo crianças e adolescentes, partindo da Justiça da Infância e da Juventude, numa atuação integrada com as demais políticas públicas.
As iniciativas do Programa têm sua inserção principal na rede de atendimento ao adolescente em conflito com a lei a partir do Sistema de Justiça, mas estabelece parcerias de forma que amplia sua abrangência, produzindo repercussões no âmbito de outras políticas como as de Segurança, Assistência, Educação e Saúde.
Toda a trajetória do Programa tem pautado suas ações na direção de uma formação continuada com esforços de difusão, capacitação e implementação de práticas restaurativas. Tais ações são norteadoras para mecanismos preventivos à judicialização de conflitos e também à redução de violências nas práticas institucionais e sociais, e para a promoção de uma cultura de paz.
A partir deste ano a Escola da AJURIS passa a oferecer, de forma regular, os dois cursos tradicionalmente realizados pelo Programa J21: Curso de Iniciação em Justiça Restaurativa (módulo conceitual, formação de lideranças) e o Curso de Formação de Coordenadores de Práticas Restaurativas (módulo prático, formação de coordenadores).
As próximas turmas regulares iniciam neste mês de maio, com o Curso de Iniciação realizando-se nos dias 20, 21, 27 e 28 de maio e o Curso de Formação de Coordenadores nos dias 3, 4, 10 e 11 de junho.
Para atender a demanda surgida fora de Porto Alegre e do Estado, organizou-se uma turma especial intensiva destinada a facilitar a participação dos interessados residentes em outras localidades, em regime de imersão, incluindo o módulo teórico e o módulo prático, visitas de intercâmbio às Centrais de Práticas Restaurativas nas Comunidades e no Juizado da Infância e da Juventude, além da hospedagem, do material didático e da certificação. A turma intensiva realizar-se-á no período de 13 a 17 de junho.
As vagas para todos os cursos são limitadas e as inscrições devem ser realizadas antecipadamente através do site www.escoladaajuris.org.br.
Informações pelo e-mail secretaria@justica21.org.br ou telefone (51) 3284.9026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário