28 de jun. de 2019

Prefeitura de Maringá inaugura Núcleo de Justiça Restaurativa

 
Diretoria de Comunicação
 
Reunião com conciliadores do Núcleo que será inaugurado nesta segunda, 1.
Reunião com conciliadores do Núcleo que será inaugurado nesta segunda, 1. 
Aldemir de Morais / PMM
Nesta segunda, 1, às 9 horas, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inaugura o Núcleo de Justiça Restaurativa, com o objetivo de solucionar problemas gerados por relações pessoais, prejudicadas por desentendimentos. O núcleo funcionará na avenida Paraná, 1118, sala 12.

Segundo o conceito adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ′′a Justiça Restaurativa tem por finalidade a solução de conflito e violência que se orienta pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas. Com o estudo, é dado um novo direcionamento à maneira de compreender, viver e aplicar o direito penal′′.

O núcleo será integrado por coordenadores das centrais de pacificação restaurativa, representantes das comissões de paz e profissionais da área de humanas. Todos os mediadores passaram pelo curso de práticas restaurativas e comunicação não violenta da Universidade Estadual de Maringá (UEM).   

Os casos serão encaminhados por escolas municipais, secretarias da prefeitura e pela justiça. Ao final das mediações, se deferidos, o núcleo disponibilizará um protocolo a ser apresentado para os locais de encaminhamento referente ao caso em análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário