5 de mar. de 2018

USCS inaugura Núcleo de Justiça Restaurativa

A USCS (Universidade Municipal de São Caetano) inaugurou na manhã desta sexta-feira o Núcleo de Justiça Restaurativa no campus Centro. A iniciativa é uma parceria da instituição com o TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo).
O núcleo funcionará todas as sextas-feiras a partir do próximo dia 9 e terá por objetivo colocar frente a frente ofensor e vítima em atos infracionais envolvendo adolescentes em conflito com a lei. Os casos serão encaminhados ao órgão pela Vara da Infância e Juventude de São Caetano. O projeto – pioneiro no Estado de São Paulo - é vinculado ao curso de Direito da universidade.
Será lançado edital de chamamento público para atrair alunos de Direito interessados em participar do projeto. Matriculados em qualquer semestre podem participar. Além disso, estudantes de quaisquer outros cursos podem fazer parte do grupo de estudos vinculados ao núcleo.
“A justiça restaurativa é uma forma alternativa da justiça punitiva. Ela vai colocar frente a frente a pessoa que se sentiu ofendida e o ofensor. O foco serão as ocorrências em escolas. A ideia é fazer com que as pessoas cheguem a um entendimento, tentem se entender e se desculpar, em uma situação em que elas possam resolver o conflito sem ter a intermediação do Estado para punir aquilo”, explicou o reitor da USCS, Marcos Sidney. (Com informações de Bianca Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário