A Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Assessoria Educacional, dá continuidade ao projeto “Justiça Restaurativa na Escola” que visa promover a participação, autonomia, respeito, busca de sentido e de pertencimento da comunidade escolar.
Neste sábado, 24, entre as 8h15 e 11h30, será realizada formação de educadores, na Escola Municipal Osvaldo Cruz, com a coordenadora do Núcleo de Prática Restaurativa, Nilza Machado de Oliveira Souza. As formações abordam a filosofia da justiça restaurativa e debatem a violência no ambiente escolar.
Professores, supervisores, orientadores, diretores e demais educadores serão capacitados para promoverem círculos de diálogos com alunos, pais e todos atores da comunidade escolar, promovendo a cultura de paz e resolução de conflitos.
“O círculo de diálogo auxilia aquele aluno que perde um ente querido, sofre com o bullying ou outra violência física e pode ser utilizado para melhorar as relações entre pais e educadores”, salienta a assessora pedagógica da Seduc, Gisele Colombari Gomes.
O projeto-piloto do projeto foi lançado em 2017 em uma escola e centro municipal de educação infantil. “Constatamos mudanças positivas de relacionamento nas unidades de ensino e aprovação do projeto por pais”, acrescenta Gisele, lembrando que neste ano o projeto será ampliado para oito escolas e quatro centros de educação infantil municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário