25 de jan. de 2018

Escolas diminuem os índices de violência no segundo semestre

Levantamento de dados foi realizado por meio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave)


AÇÕES: Greicy destaca as parcerias como um dos motivos do bom resultado do mapeamento Lidiane Mallmann/arquivo O Informativo do Vale
Vale do Taquari - Os 11 indicadores de violência nas escolas estaduais do Vale do Taquari tiveram diminuição no segundo semestre de 2017. Os dados, divulgados pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), mostram que as ocorrências diminuíram de 3.013 do primeiro semestre para 1.722 no segundo.

O mapeamento foi realizado em todas as instituição de ensino do Estado por meio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave). O dados são apurados e apresentados no fim do primeiro e segundo semestre de cada ano.

Quem comemora a notícia é a coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder. "É muito importante para nós esses dados, porque mostra que as ações da Cipave dão certo. A partir dos dados, criamos demais ações para o bem dos estudantes e escolas. Trabalhamos muito a cultura da paz com os alunos. Hoje, a Cipave já é uma realidade dentro das escolas e acredito que chegou para ficar. Abraçamos com muita força o projeto no ano passado e esperamos que assim continue."

Além das ações de prevenção, Greicy também destaca que as parcerias colaboraram para o resultado satisfatório. "Temos forte apelo para as parcerias e sem elas não conseguimos realizar o projeto. Temos na região grande apoio e um grupo formado por Brigada Militar, Polícia Civil, Prefeitura, Conselho Tutelar, entidades. Nossa rede se fortifica com as parcerias que são essenciais." 

Na opinião de Greicy, a Cipave vem construindo as suas raízes para que as próximas gerações tenham a cultura da paz como rotina da comunidade escolar. "A Cipave casa com a questão da Justiça Restaurativa que também já foi tema de debates e aplicou ações nas escolas. Precisamos criar um ambiente de respeito, paz e aceitação para também receber as crianças que irão entrar para as escolas, futuramente."

Ano Letivo
Para o primeiro dia de aula do próximo ano letivo, a Cipave promove ação especial nas escolas. De acordo com Greicy, será realizado o projeto "Amigo Acolhedor Cipave" com o objetivo de recepcionar os novos e antigos alunos com mensagens de paz e alegria. "Temos sempre a meta de criar um ambiente de paz. Em 2018, ainda teremos outras ações que, com certeza, irão melhorar ainda mais os índices."
Índices do ano de 2017 da 3ª Coordenadoria Regional de Educação que abrange 89 escolas no Vale do Taquari
Indisciplina em sala com registro - 1° semestre (1.317) 2° semestre (744)
Agressão verbal aos servidores - 1° semestre (519) 2° semestre (255)
Agressão física aos servidores - 1° semestre (58) 2° semestre (11)
Roubos, furtos e outras violências em torno da escola - 1° semestre (6) e 2° semestre (2)
Furtos e arrombamentos na escola - 1° semestre (33) e 2° semestre (18)
Violência física entre alunos - 1° semestre (473) 2° semestre (270)
Posse, uso ou tráfico de drogas na escola - 1° semestre (33) e 2° semestre (27)
Bullying - 1° semestre (314) e 2° semestre (245)
Pichação, depredação, dano na escola - 1° semestre (89) e 2° semestre (65)
Acidentes de trânsito no entorno com envolvimento de aluno - 1° semestre (7) e 2° semestre (7)
Racismo, preconceito ou intolerância - 1° semestre (164) e 2° semestre (78)
Total: 1° semestre (3.013) e 2° semestre (1.722)

Nenhum comentário:

Postar um comentário