19 de jul. de 2016

MPF/PB: João Pessoa terá simpósio ‘Ações de Justiça Restaurativa: a solução pelo diálogo’

Evento é voltado para policiais civis e militares, guardas municipais, agentes penitenciários e agentes socioeducativos
MPF/PB: João Pessoa terá simpósio ‘Ações de Justiça Restaurativa: a solução pelo diálogo’
Imagem: Ascom MPF/PB
Mais um evento sobre Justiça Restaurativa será realizado em João Pessoa (PB). Dessa vez é o Simpósio ‘Ações de Justiça Restaurativa: a solução pelo diálogo’ que ocorrerá na terça-feira, 19 de julho, a partir das 19h, no auditório do Centro de Educação da Polícia Militar, localizado na Rua Coronel Francisco de Assis Veloso, S/N, Mangabeira VII (próximo ao Detran). O evento é voltado para policiais civis e militares, guardas municipais, agentes penitenciários e agentes socioeducativos.
O simpósio é promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa (GT-4), um grupo criado no âmbito do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências para conjugar esforços e priorizar ações que viabilizem o fortalecimento de valores centrais e sociais e mudança de atitude coletiva para elevação dos níveis da segurança humana na região metropolitana da capital do estado.
Quatro oradores debaterão o tema na mesa: a 1ª Tenente, Dayana Cruz Pereira, coordenadora estadual adjunta do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e subcomandante da Ronda Proerd. A tenente é bacharel em Segurança Pública e Direito e especialista em Gestão Pública.
Também participará da mesa o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza, membro do Ministério Público Federal na Paraíba. Atualmente Godoy é procurador regional dos Direitos do Cidadão e integrante do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências.
Outro participante da mesa será o promotor de Justiça José Farias de Souza Filho, membro do Ministério Público da Paraíba. Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professor no Departamento de Direito e da Pós-Graduação em Direito do Unipê, diretor-geral e professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (Fesmip). José Farias também é pesquisador de métodos consensuais de resolução de conflitos de interesses.
O quarto orador é o psicólogo Paulo Moratelli, coordenador técnico do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa de Caxias do Sul (RS). Com ampla experiência em mediação de conflitos, Paulo Moratelli integra, desde maio de 2014, o corpo docente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, viajando pelo Brasil para capacitar facilitadores em Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa. Já conduziu cursos em tribunais de justiça, prefeituras municipais e empresas privadas, para públicos diversificados como desembargadores, juízes, promotores de justiça, defensores públicos, psicólogos, advogados, pedagogos, assistentes sociais, professores, profissionais da saúde, pessoas da comunidade, incluindo apenados e ex-apenados.
O simpósio terá como moderador o major da Polícia Militar Fabian Alecsandro Leite Borba.
Fórum – Lançado em João Pessoa, em 19 de novembro de 2015, o Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências é fruto de mais de um ano de diálogos entre diversos órgãos e entidades. O fórum é parte do projeto de trabalho constituído a partir das investigações do Inquérito Civil nº 1.24.000.002944/2014-38 que tramita na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do Ministério Público Federal na Paraíba, e que tem por objetivo investigar os motivos do grande número de homicídios no estado, sobretudo entre jovens, e efetivar soluções de forma integrada entre os entes federativos.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83) 3044-6258
Celular: (83) 99132-6751
No twitter: @MPF_PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário