O Programa Justiça Restaurativa do TJDFT foi tema, na última sexta-feira, 6/11, de notícia veiculada no Jornal da Justiça, 2ª edição, da TV Justiça. A matéria destacou diversas práticas inovadoras, desenvolvidas em alguns tribunais do país, que ajudam a modernizar o Judiciário e contribuem para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional. Para assistir à matéria na íntegra, clique aqui.
A matéria ressaltou o pioneirismo do Tribunal na implementação da Justiça Restaurativa no país. Em entrevista, a juíza Catarina de Macedo Nogueira Lima, uma das coordenadoras do programa, falou sobre os benefícios da iniciativa. “A vítima tem uma resposta para o crime que não é só uma pena para o réu. A vítima é trabalhada, a vítima tem uma resposta do Estado para aquela agressão que aconteceu com ela e o ofensor tem a oportunidade de se conscientizar, de refletir sobre o que ele fez e sobre as consequências e não apenas de tentar fugir de uma pena”.
Criado em 2006, o Programa Justiça Restaurativa do TJDFT, subordinado à 2ª Vice-Presidência do Tribunal, reúne pessoas envolvidas e afetadas por um fato delituoso para dialogarem sobre o crime e suas consequências, buscando, assim, não só a reparação de prejuízos emocionais, morais e materiais, mas também a restauração da relação entre a vítima e o réu. O programa também é coordenado pelo juiz Franco Vicente Piccoli, do Juizado Especial Criminal de Ceilândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário