Em novembro, mais especificamente entre os dias 12 e 14, a Universidade Federal de Pernambuco promove a Semana de Cultura de Paz. A ideia é discutir a utilização da Justiça Restaurativa. O evento acontecerá no auditório da Editora Universitária. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na hora e no local, mas, caso o participante deseje receber certificado, é preciso fazer a inscrição no site.
A cerimônia de abertura do encontro será às 18h do dia 12 de novembro, na Faculdade de Direito do Recife (FDR). A palestra acontecerá no auditório Tobias Barreto, na FDR, às 19h, e será proferida pelo jurista convidado Afonso A. Konzen (RS), com o tema “Justiça Restaurativa: desafios e possibilidades”.
O termo "Justiça Restaurativa" traz um novo olhar diante dos conflitos e crimes. Tem seu foco não na postura retributiva, vingativa, seja permissiva seja punitiva, mas sim na reparação real da vítima. Envolve processos dialogais, métodos de resolução de conflitos que empoderam os sujeitos e as comunidades.
Diario de Pernambuco. 16.10.2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário