22 de jul. de 2013

Técnicos de Serviços de Medidas Socioeducativas recebem certificado do curso de Justiça Restaurativa

Imagem do post
Texto: Fernando Bassoli Bonadirman
Na manhã desta sexta-feira, cerca de 30 técnicos dos Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto Bela Vista, Santa Cecília, Butantã, além dos supervisores dos serviços receberam a certificação do curso de Justiça Restaurativa promovido em parceria com o Tribunal de Justiça – Departamento de Execuções da Infância e da Juventude e o Laboratório de Convivência.
A solenidade aconteceu nas dependências do Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) e contou com a participação do Juiz da Vara da Infância e da Juventude e Coordenador da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça, Dr. Egberto Penido, da diretora do Laboratório de Convivência, Monica Mume, da assessora técnica da secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Margarida Yuba, da coordenadora da Proteção Social Especial, Isabel Cristina Bueno, entre outros.
A capacitação com uma carga horária de 48 horas foi ministrada pela diretora do Laboratório, Monica Mume, e foi pautada no desenvolvimento de trabalhos que buscam a resolução de conflitos, na perspectiva da Justiça Restaurativa, que significa incluir a todos para participarem como sujeitos de direito, que podem e devem expressar suas opiniões nos temas que lhes afetam e, portanto, se responsabilizarem por acordos que restaurem as relações rompidas.
O objetivo pós-curso é a instalação de círculos de reintegração social nos serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto Bela Vista, Santa Cecília e Butantã para os adolescentes liberados do sistema socioeducativo de internação com a participação da família, da comunidade, entre outros. O trabalho vem de encontro com o que preconiza o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), no artigo 35 que trata da utilização da Justiça restaurativa voltada para o atendimento de adolescentes autores de atos inflacionais.
Prefeitura de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário