7 de jun. de 2013

JUSTIÇA RESTAURATIVA SERÁ IMPLANTADA NO MUNICÍPIO DE TIETÊ

Na quinta-feira, 23, os Juízes de Direito de Tietê, Dra. Renata Xavier da Silva Salmaso e de Tatuí, Dr. Marcelo Salmaso, estiveram em reunião com o prefeito Manoel David e os secretários de Educação, Prof. Osinaldo Oliveira e de Negócios Jurídicos, Dr. Arnaldo dos Reis Filho, apresentando a proposta de inclusão do município de Tietê no projeto de Justiça Restaurativa.
O Projeto é uma forma de reunir pessoas envolvidas e afetadas por um fato delituoso para dialogarem sobre o crime e suas consequências. Busca reparação de prejuízos emocionais, morais e materiais e restauração da relação entre vítima e réu.
O juiz Marcelo Nalesso Salmaso comentou que esse sistema ao ser aplicado no Município de Tietê traz uma resposta ao crime diferente da resposta da Justiça Criminal. Atua com abrangência objetiva, porque tenta resolver o problema do crime considerando também as suas causas e todas as suas consequências.
“A Justiça Restaurativa não é uma nova modalidade de Justiça, de Corte, ou de Tribunal. É uma fase, dentro do processo criminal, durante a qual as pessoas envolvidas no crime são levadas a participar de uma intervenção interdisciplinar que consiste de encontros coordenados por facilitadores capacitados para esse fim. Os encontros se dão dentro de um ambiente de segurança e respeito, de modo que os problemas não aumentem” declarou o juiz de direito Marcelo Nalesso Salmasso.
  
Fonte: Prefeitura Munícipal de Tietê

Nenhum comentário:

Postar um comentário