Estão abertas as inscrições para a palestra “Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz”, com a instrutora norte-americana Kay Pranis, no próximo dia 28 de junho, das 9h às 11h, no auditório do Fórum Cível. A iniciativa do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por meio da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) e da Escola Superior da Magistratura (ESM-PA), que tem como objetivo disseminar informações gerais e modos de aplicação da Justiça Restaurativa. Serão oferecidas 300 vagas e a participação dará direito a certificado.
A Justiça restaurativa consiste num método que parte do diálogo para a superação de conflitos, ou seja, discussão de relacionamentos para a resolução das diferenças, via consenso. Nesta prática os participantes tem igual oportunidade de ouvir e falar, proporcionando, desta forma, a restauração dos laços rompidos e a melhora das relações.
O evento é voltado para membros do Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, OAB, FASEPA, FUNPAPA, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Escola de Conselhos, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (pelo menos os da Região Metropolitana), PROPAZ, SEGUP, Polícia Civil, Polícia Militar, SEDUC, SUSIPE, Secretarias Municipais de Educação (Região Metropolitana), SEJUDH (especialmente a Coordenadoria de Monitoramento dos Direitos Violados), Universidades, Conselhos Tutelares, Corpo de Bombeiros (especialmente Escola da Vida), Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Regional de Psicologia, Magistrados e servidores do TJPA e UNIPOP.
Currículo - A norte-americana Kay Pranis é instrutora e especialista em Círculos de Construção de Paz. De 1994 a 2003, trabalhou no Departamento Correcional de Minnesota com Justiça Restaurativa. Além disso, trabalhou com as lideranças de estabelecimentos correcionais da polícia, dos tribunais, de associações de bairros, comunidades religiosas e escolas, vizinhanças, famílias e empresas. É autora do Manual Básico de Processos Circulares e já palestrou nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Austrália e Japão. (Texto: Vanessa Vieira)
Fonte: TJ Para - http://www.tjpa.jus.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário