11 de mai. de 2013

Tdh realiza 2º módulo do Curso de Facilitadores de Práticas Restaurativas no Maranhão.


 A Terre des hommes Lausanne no Brasil vai realizar, a partir desta segunda-feira (13/05), o 2º módulo do curso de Facilitadores de Práticas Restaurativas: Círculos de Paz, do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, no Maranhão. Entre os parceiros estão o Ministério Público, Defensoria Pública, Rede Maranhense de Justiça Juvenil, Funac (Fundação da Criança e do Adolescente) e Tribunal de Justiça. O curso vai até o dia 16 de maio.
    O curso de Facilitadores de Práticas Restaurativas é um avanço em prol de uma dinâmica de trabalho em consonância com o SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – e na direção de uma relação mais humanizada e pacífica, onde os adolescentes sejam respeitados nos seus direitos humanos e se responsabilizem pelos seus atos. Segundo Lastênia Soares, facilitadora do módulo, o objetivo do curso é capacitar facilitadores de círculos de paz para o atendimento inicial do adolescente a que se atribui a autoria de ato infracional.
    A capacitação será para 30 participantes, entre técnicos do Centro Integrado e socioeducadores e técnicos da Funac. O 2º módulo irá abordar temas como a escuta empática; procedimentos de proteção; o papel do facilitador e como realizar círculos de paz.

O Centro Integrado
O Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, instalado em 1995, é composto pela Delegacia do Adolescente Infrator – DAI, Secretaria de Segurança Pública; Polícia Militar do Maranhão; Funac, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES); 2ª, 3ª e 31ª Promotorias da Infância e da Juventude – Ministério Público do Estado do Maranhão; 2ª Vara da Infância e da Juventude – Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão e Defensoria Pública do Estado do Maranhão.

-- 
CAMILA CACAU
Comunicação

Rua Pereira Valente, N° 1.655 - casa 20
Cep.: 60160 - 250 - Fortaleza/CE - Brasil
Tel: + 55 85 3263 11 42
Cel: + 55 85 8703 15 10 | Twitter: @tdhbrasil
www.tdh.ch | www.tdhbrasil.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário