No dia 07 de maio foi assinado o convênio de fundação do Núcleo Comunitário de Justiça Restaurativa que funcionará na cidade de Cascavel, no estado do Paraná. O convênio foi celebrado entre o Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo – CDHEP, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – UNIVEL e a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Cascavel.
O Núcleo é um espaço de diálogo e resolução de conflitos familiares, escolares, comunitários, institucionais, entre outros. É um lugar de sigilo, onde um(a) facilitador(a) se reúne com as pessoas envolvidas no conflito para ajudá-las a conversar, assumir responsabilidades e restaurar relações e danos.
O CDHEP, que já possui um Núcleo Comunitário de Justiça Restaurativa em sua sede, fará a supervisão técnica e promoverá formação continuada da equipe de trabalho. A UNIVEL cederá o espaço físico para a instalação do Núcleo, que funcionará junto do seu Núcleo de Conciliação.A PASTORAL CARCERÁRIA filtrará os casos que considera adequados para submeter aos procedimentos restaurativos, e realizará, através de sua equipe de voluntários, os pré-círculos, círculos e pós-círculos utilizando a metodologia indicada pelo CDHEP.
CDHEP. 10.05.2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário