| Escrito por Redação |
| Qui, 18 de Abril de 2013 10:04 |
A Secretaria de Educação de Garibaldi junto com as equipes diretivas das escolas, esteve participando de 08 a 12 de abril, de uma formação de 40 horas, sobre “Justiça Restaurativa – Resolvendo Conflitos e Educando para a Paz”. A capacitação foi realizada no munícipio vizinho de Bento Gonçalves.
O evento promovido pela Associação Educare foi coordenado pela psicóloga e professora Monica Mumme, do Rio de Janeiro. A formação enfatizou os Processos Circulares com a finalidade de melhorar a convivência entre os seres humanos, criando uma Cultura de Paz através do aprendizado do diálogo e da escuta.
Aplicada no sistema judicial, a metodologia dos Processos Circulares envolve as partes afetadas na decisão de como corrigir a situação depois de um crime. Identifica os danos e necessidades de todos, determinando como tais necessidades serão atendidas. Nas escolas é ferramenta para criar um ambiente positivo em sala de aula e resolver problemas de comportamento. Nos locais de trabalho mostra-se eficaz para lidar com conflitos e chegar a consensos e, no serviço social, desenvolve sistemas de apoio mais orgânicos, capazes de efetivamente ajudar pessoas que lutam por encontrar um sentido para suas vidas.
É importante que lideranças escolares, professores, funcionários, estudantes e suas famílias aprendam a explorar e liberar o potencial criativo dos conflitos e a impedir que, mal compreendidos e mal manejados, possam se apresentar sob a forma de estagnação ou violência.
Dominic Barter, especialista em Comunicação Não Violenta, costuma dizer que as necessidades humanas não entram em conflito, elas coexistem: o que entra em conflito são as estratégias que utilizamos visando atender nossas necessidades (Barter, 2007).
Fonte & foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Garibaldi
|
| Última atualização em Qui, 18 de Abril de 2013 10:11 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário