A Pastoral Carcerária de Varginha ministrou o curso Justiça Restaurativa para Agentes Penitenciários da Unidade Prisional de Varginha. Essa foi a primeira turma de Minas Gerais a receber a formação. Clique no título para ler mais.
A formação realizada nos dias 20 e 21 de janeiro contou com a participação de 24 Agentes Penitenciários. O curso tratou de temas como violência e suas diversas formas, além das diferenças entre justiça Restaurativa e Retributiva. Os participantes desenvolveram diversas simulações de círculos restaurativos.
A justiça Restaurativa surge como alternativa para melhoria pessoal e profissional dos Agentes Penitenciários. Através da aplicação dos círculos restaurativos, a resolução pacífica de várias questões conflitantes podem ser resolvidas de maneira produtiva e eficaz, sem o desgaste físico e principalmente emocional dos entes envolvidos. O Projeto terá uma na segunda fase com o aprofundamento da formação e posteriormente a adaptação do ambiente de trabalho ao sistema restaurativo. A justiça Restaurativa é recomendada pela ONU e pelo Conselho Nacional de Justiça.
(com informações e foto: Pastoral Carcerária de Varginha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário