Três núcleos para combater a violência por meio do diálogo serão abertos em Caxias do Sul. O lançamento foi na manhã desta quinta-feira durante o 3º Simpósio Internacional de Justiça Restaurativa na UCS. As unidades de pacificação vão ser instaladas no Fórum, na UCS e no Centro de Referência Social da Zona Norte. O objetivo é aproximar ainda mais a comunidade de uma abordagem alternativa para tratar conflitos sem recorrer diretamente à Justiça, conforme Paulo Moratelli, que vai coordenar a Central Judicial de Pacificação Restaurativa do Fórum.
A central do Fórum vai concentrar casos de crianças e adolescentes, Lei Maria da Penha e casos de família. O núcleo da UCS também atende a rede da infância e juventude. Já no bairro Santa Fé, que ganha sua primeira central comunitária, além de atender crianças e adolescentes, também vai tratar conflitos de adultos, da comunidade e de vizinhança.
Durante o Simpósio de Justiça Restaurativa, também foi assinado um termo de cooperação entre Caxias e o Centro de Mediação e Justiça Restaurativa do Canadá para a troca de conhecimentos. O encontro na UCS conta com profissionais vindos também dos Estados Unidos, com mais de 30 anos de experiência nesta área.
Da Central de Jornalismo, Babiana Mugnol
Nenhum comentário:
Postar um comentário