As Defensoras Públicas do Estado de Minas Gerais Margarida Maria Barreto Almeida e Maria Aparecida Rocha de Paiva manifestaram agradecimento à equipe do 3º Juizado da Infância e da Juventude (JIJ) de Porto Alegre. As Defensoras estiveram na Capital gaúcha, no dia 20/7, para conhecer a Central de Práticas Restaurativas, que funciona junto ao 3º JIJ. O objetivo foi colher informações para aprimorar projeto semelhante implantado na Comarca mineira de Juiz de Fora, denominado Além da Culpa.
As visitantes salientaram que o TJRS, o Projeto Justiça para o Século XXI e a Central são nacionalmente reconhecidos como pioneiros e multiplicadores da Justiça Restaurativa no Brasil. Afirmaram que, durante a estada em Porto Alegre, encontraram pessoas abnegadas, incansáveis, competentes, idealistas e generosas. Também expressaram agradecimento pela atenção recebida e pelos conhecimentos e experiências compartilhados: nosso trabalho irá continuar agora com mais clareza e confiança, concluíram.
Visita
Na visita ocorrida no dia 20/7, as Defensoras mineiras foram recepcionadas pela Juíza do 3º JIJ, Vera Lúcia Deboni, e pelas Técnicas Tânia Benedetto e Fabiana Nascimento de Oliveira. Foram apresentados vídeos explicativos sobre trabalho da Central, bem como exemplos de casos atendidos e os resultados obtidos. A Justiça Restaurativa é uma iniciativa que busca reunir agressor, vítima e a comunidade promovendo a reparação do dano causado.
Autor: Mariane Souza de Quadros
Nenhum comentário:
Postar um comentário