Nesta quinta-feira (26/07), às 15h, será realizado o “8º Círculo de Estudo da Justiça Restaurativa para Adolescentes” no auditório da Vara da Infância, localizado na Av. Brasil, 1000, em Juiz de Fora.
Na ocasião, o professor Lecyr Jacinto Barbacov proferirá a palestra “Técnicas Restaurativas” e as Defensoras Públicas e coordenadoras do Projeto “Além da Culpa - Justiça Restaurativa”, Margarida Almeida e Maria Aparecida de Paiva, farão a exposição das experiências adquiridas em recente treinamento realizado na Central de Práticas Restaurativas do Juizado da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre.
O projeto
De iniciativa da Defensoria Pública da comarca de Juiz de Fora, o Projeto “Além da Culpa – Justiça Restaurativa” propõe que a vítima e o infrator participem coletiva e ativamente na construção de soluções para a cura das feridas, dos traumas e perdas causados pela infração cometida.
Trata-se de um processo de consenso, estritamente voluntário e relativamente informal, com intervenção de mediadores ou facilitadores que podem se valer de técnicas de mediação, conciliação e transação para alcançar um acordo que supra as necessidades das partes e produza a reintegração social da vítima e do infrator.
A Justiça Restaurativa envolve a vítima, o ofensor e a comunidade na busca de soluções que promovam acordo, reconciliação e segurança.
Fonte: Ascom / DPMG (25/07/2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário