Capacitar facilitadores em reuniões restaurativas. Esse foi o objetivo do curso de facilitadores em reuniões restaurativas, realizado pela Terre de hommes Brasil (Tdh), ocorrido entre os dias 09 e 11 de julho, na sede da instituição em Fortaleza.
O momento reuniu cerca de 30 pessoas, entre representantes de organizações não governamentais e comunitárias; profissionais do sistema de justiça e do sistema de garantia de direitos da criança e de adolescentes de Fortaleza, representantes juvenis e demais profissionais que trabalham com a temática. A capacitação teve como facilitador o especialista em práticas restaurativas e diretor do Instituto Latino Americano de Práticas Restaurativas, Jean Schmitz.
Jean contemplou os seguintes tópicos no curso: como preparar e facilitar uma reunião restaurativa; como utilizar o guia de uma reunião restaurativa; o que os facilitadores devem e que não devem fazer em uma reunião; bases sociológicas e psicológicas de uma reunião restaurativa; dinâmica de vitimização e diferenças entre a disciplina restaurativa e punitiva.
Além de se capacitarem, os atores estratégicos decidiram pautar encaminhamentos pró-fortalecimento do adolescentes em conflito com a lei, através da disseminação do uso das práticas restaurativas. Do curso, ficou acordado uma reunião com a Pastoral do Menor, projeto Se Garanta e STDS para a construção de um projeto; uma caravana ao núcleo de mediação do Bom Jardim, para conhecimento das práticas restaurativas aplicadas no espaço; um novo encontro , dia 10/09 desse ano, com todos os participantes para discutir as estratégias de fortalecimento da temática; A partir do próximo mês, a equipe Tdh estará implementando também as práticas na Escola Lireda Facó, local onde há um ótimo grau de acolhimento pelos professores; Já entre os supervisores dos Núcleos de Justiça Comunitária presentes, foi acordado uma reunião para marcar um momento de sensibilização com os mediadores.
O evento, realizado pela Terre des hommes Brasil, teve como enfoque a formação de facilitadores estratégicos, difundindo as práticas restaurativas como possibilidade de resolução de conflitos, ao invés de sua judicialização, no estado do Ceará.
ENTENDA MAIS
Reuniões Restaurativas
A reunião restaurativa é um espaço de diálogo no qual as pessoas lidam com transgressões e conflitos. Os participantes podem falar, expressar seus sentimentos e, o que é mais importante, opinar no resultado. É uma experiência democrática em que as pessoas mais afetadas por determinado problema decidem como reagir a ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário