As articulações e possíveis práticas em Justiça Restaurativa para a transformação da realidade penitenciária foram o tema da palestra do presidente do Conselho Penitenciário, Rodrigo Puggina, no 11º Grupo de Estudos em Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos, promovido pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Foi nesta quinta-feira (14), na Escola do Serviço Penitenciário (ESP).
Conforme Puggina, é muito significativo o fato da Susepe estar discutindo possibilidades de aplicação da Justiça Restaurativa no âmbito do sistema prisional, pois isso demonstra a busca por uma mudança de cultura do sistema gaúcho. “Surpreende o estágio avançado com o qual a Susepe tem tratado o tema, já pensando na sua implementação prática, haja vista as dificuldades nesta mudança de paradigmas deste sistema tão complexo.”
Justiça Restaurativa é uma metodologia de resolução de conflito que rompe com a forma tradicional. Visa promover processos restaurativos, em que vítima, ofensor, familiares e membros da comunidade participam ativamente na resolução das questões deste conflito, geralmente com a ajuda de um facilitador.
Texto: Jacqueline Santos.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário