Os professores do IAESC iniciaram no mês passado o estudo do tema da Justiça Restaurativa. A JR surgiu em pela década de 70 e nasce para dar uma resposta ao fracasso daquilo o que chamamos de Justiça Retributiva. O grupo de professores objetiva adaptar a Justiça Restaurativa ao processo educativo, sem ignorar e alterar o regimento. Portanto, não se trata de mudar o regimento escolar, mas sim, qualificá-lo sempre mais. Em outras palavras, pretende-se aperfeiçoar o sistema e envolvendo mais o aluno no processo.
A Justiça Restaurativa aceita várias definições, mas as mais aceitas são as seguintes:
"É um processo através do qual as partes envolvidas num crime (no nosso caso a convivência escolar) decidem em conjunto como lidar com os efeitos deste e com suas consequências.” (Marshall, 1997)
"É um processo no qual a vítima, o infrator e/ou outros indivíduos ou membros da comunidade afetados por um crime (ou desavença) participam ativamente e em conjunto na resolução das questões resultantes daquele, com a ajuda de um terceiro imparcial.” (destaque da ONU).
Convém destacar que já estamos fazendo singelas aplicações do nosso método e com resultados confortadores.
IAESC.
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