26 de mar. de 2012

Susepe inicia curso de Justiça Restaurativa para presos do Central

A Superintendência dos Serviços Penitenciários  (Susepe) iniciou, na última quinta-feira (22), um curso de Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos destinado a presos do Presídio Central de Porto Alegre (PCPA). O curso contou com a adesão espontânea de 31 dos 40 detentos da Galeria E1, que são presos em tratamento de dependência química, e a conclusão está prevista para o dia 19 de abril.
O projeto de Justiça Restaurativa no Rio Grande do Sul prevê a formação e a prática de servidores e pessoas em privação de liberdade nesta metodologia. Ação semelhante só aconteceu no México com presos, e está iniciando em São Paulo, com presos do regime semiaberto. Com funcionários a Susepe foi pioneira, pois realizou três capacitações com servidores em 2011, nas cidades de Porto Alegre, Passo Fundo e Caxias do Sul. Lutiana Ricaldi da Rosa, psicóloga da Escola dos Serviços Penitenciários e facilitadora do curso, explica que “a experiência no Presídio Central está sendo muito boa pelo envolvimento e colaboração dos presos”, conclui.
O objetivo é propor o diálogo para transformar a experiência da violência a partir da responsabilização frente aos atos e a reparação dos danos. A ação também pretende criar políticas públicas para superação da violência e criação de uma cultura de paz. Também são facilitadores do curso o diretor do Departamento de Segurança e Execuções Penais da Susepe, Mário Pelz; a assistente Social do Instituto Miguel Dario, Marlene Soso; e o coordenador da Pastoral Carcerária na Região Sul, Manoel Feio.
Texto: Marco Vieira Assessoria de Comunicação da Susepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário