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2 de jul. de 2018

Jovens da periferia têm oportunidade de qualificação

Programa de Oportunidades e Direito (POD), financiado pelo BID e administrado pelo Estado, prepara para o mercado de trabalho moradores de Porto Alegre, Alvorada e Viamão


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Lara cursou costura e customização no programa e hoje está na faculdade de Moda
A fila que costuma se formar semanalmente na porta de entrada do ônibus estacionado em frente ao Centro de Juventude no bairro Maria Regina, em Alvorada, não é para embarque. São clientes dos futuros cabeleireiros e barbeiros que fazem parte de um dos cursos oferecidos gratuitamente a jovens pelo Programa de Oportunidades e Direito (POD), uma parceria entre o governo do Estado, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e as organizações da sociedade civil.
Criado há um ano, o programa atua na prevenção — com educação, empreendedorismo juvenil e empregabilidade —, qualificação do sistema socioeducativo — tentando reduzir índices de reincidência —, efetividade policial e segurança cidadã — investindo em segurança nos territórios atendidos.
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Salão de beleza dentro de ônibus, em Alvorada

Cultura da paz 

Hoje, existe em quatro bairros de Porto Alegre, em Alvorada e em Viamão. Na prevenção à violência, atende jovens com idades entre 15 e 24 anos e oferece mais de 20 cursos profissionalizantes e 50 oficinas de esportes, arte e cultura nos seis centros de juventude criados pelo Programa. 
A meta é atender, anualmente, pelo menos 3,6 mil jovens, sendo 600 em cada um dos centros. Segundo o coordenador do projeto pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Aldo Silveira Peres, o objetivo do programa é promover a cultura da paz a partir do aumento da escolaridade, da geração de emprego e renda, do fomento ao empreendedorismo e da promoção do protagonismo juvenil. 

Famílias

O programa também mantém um contato com a família do aluno para conhecer o contexto social no qual ele está inserido. 
— A meta é que o jovem passe por três etapas dentro do projeto. Na primeira, ele cria o vínculo socioeducativo com o projeto, participando de atividades nas áreas de esporte, cultura e lazer. Na segunda etapa, passa pelos cursos de formação. Na terceira, o aluno se torna um jovem multiplicador, se transformando em referência para os demais do seu território — explica Aldo. 
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Cursos são oferecidos a jovens da periferia

"Voltei a ter esperança"

Apaixonada pelas agulhas e linhas desde a infância, a universitária Lara Trindade Rodrigues, 17 anos, confirmou o caminho profissional que queria seguir logo depois de se inscrever na primeira turma do curso de costura e customização do CJ Rubem Berta, em Porto Alegre, em agosto passado. Nas aulas, Lara aperfeiçoou os conhecimentos sobre o mundo da costura e tomou aquela que considera a maior decisão de sua jovem vida: tentaria a faculdade de Moda, mesmo sabendo das próprias dificuldades financeiras. 
O apoio da avó, a costureira Maria Regina Goulart, 63 anos, com quem mora, foi fundamental. Mas foi depois de ver o nome entre os aprovados na UniRitter que ela surpreendeu-se com o apoio vindo dos professores e colegas de CJ.
— Sou muito grata, porque eles me ajudaram a pagar a matrícula do curso. Para pagar as mensalidades, comecei a costurar e customizar sob encomenda — conta.

Dividindo sonhos

Quando cheguei ao POD, eu não tinha esperança alguma porque é complicado quando se vive dentro de uma comunidade. Desde então, mudei muito. Voltei a ter esperança.

LARA TRINDADE RODRIGUES

Estudante de Moda
Acostumada a fazer as próprias roupas — garante que 50% do  guarda-roupa foi confeccionado por ela —, Lara conquistou clientes somente divulgando o trabalho entre os amigos nas redes sociais. Pelo menos 30 peças já foram vendidas nos primeiros quatro meses. As blusas cropped (que deixam um pedaço da barriga de fora) são as mais pedidas. 
— Se não fosse o curso do CJ, eu não saberia negociar ou vender o meu trabalho. Mais do que aprender a costurar, ganhei noções na parte administrativa do negócio. E isso é fundamental — diz.
Mesmo formada no curso do POD, Lara segue participando das atividades pelo menos três vezes por semana no CJ Rubem Berta. Gosta das amizades, de dividir os sonhos com outros jovens que enfrentam realidades parecidas com a dela e já pensa em se tornar professora dos próximos alunos do Programa. Mais à frente, sonha em ter a própria loja de confecção.
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Deverson voltará a estudar

"Me considero outra pessoa"

Em Alvorada, apenas os moradores dos bairros Cedro, Umbu, 11 de Abril, Salomé, Maria Regina e Sítio dos Açudes estão aptos a se inscreverem no POD por viverem nas áreas consideradas de maior vulnerabilidade social na cidade. Deverson Luis de Oliveira, 23 anos, é um deles. Morador do bairro Maria Regina, descobriu o programa por intermédio de um amigo. Ex-proprietário de uma microempresa do setor da construção civil, Deverson estava sem perspectivas de trabalho quando se inscreveu no POD, no ano passado. 

Minha empresa deu errado porque eu achava que era só abrir e sair trabalhando. Não tinha conhecimento sobre gerenciamento de um negócio. Cheguei ao POD desmotivado. Hoje, me considero outra pessoa.

DEVERSON LUIS DE OLIVEIRA

Estudante do curso de cabeleireiro e barbeiro
No programa, fez cursos de administração, vendas e de caixa de supermercado. Cada um com 120 horas de duração. Motivado, deu um passo ainda maior: matriculou-se no curso de cabeleireiro e barbeiro, mesmo sem jamais ter pego numa tesoura. Foi reprovado na primeira tentativa. 
Agora, ainda mais determinado, está prestes a finalizar o curso, matriculou-se para concluir o Ensino Fundamental no EJA e planeja abrir a própria barbearia.
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Deivid quer ser tatuador
Firme no traçado sobre a pele de porco, Deivid Edson Braga dos Santos, 20 anos, do bairro Umbu, em Alvorada, quase não fala enquanto usa a máquina tinteiro na prática de como fazer tatuagem. Aluno desde março, o jovem se inscreveu no curso para aperfeiçoar a técnica que aprendeu por acaso com um amigo tatuador. 
— Eu achava que já sabia muito, mas não sabia nada. No curso, melhorei os meus desenhos, ganhei concentração, aprendi sobre a utilidade do material usado para fazer as tattoos e ainda fiquei muito mais firme no traço — conta, animado. 

Tremi, mas aceitei o desafio. Senti “Tô grande!” e fui. Já tinha feito em outras pessoas, mas com traço bem diferente. Agora, só quero melhorar cada vez mais para me tornar um profissional da tatuagem.

DEIVID EDSON BRAGA DOS SANTOS

Estudante do curso de tatuador
Aluno do 1º ano do Ensino Médio, Deivid sonha em ter o próprio estúdio de tatuagem em Alvorada. O incentivo do instrutor Leonardo Rossmann ele já ganhou. Admirado com a destreza do aluno em desenhar letras, o tatuador profissional convidou Deivid para tatuar o braço direito dele. O jovem, apesar do nervosismo inicial, aceitou o convite: eternizou o sobrenome de Leonardo na pele do professor. 
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Lara voltou a ter esperança

Saiba mais

* O POD é uma parceria entre o governo do Estado, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e organizações da sociedade civil.
* Atua em três frentes: prevenção (educação, empreendedorismo juvenil, empregabilidade), qualificação do sistema socioeducativo (redução dos índices de reincidência) e efetividade policial e segurança cidadã (investimento em segurança nos territórios atendidos).
* Tem como objetivos a prevenção da violência, o aumento da escolaridade e da empregabilidade, a redução da letalidade juvenil, a redução dos índices de reincidência por egressos do sistema socioeducativo e os investimentos em segurança cidadã.
* Investimento total de U$ 56 milhões (cerca de R$ 215 milhões). Destes, US$ 12,687 milhões (cerca de R$ 46 milhões) já foram investidos.
* Oferece mais de 20 cursos profissionalizantes e 50 oficinas de esportes, arte e cultura em seis Centros de Juventude (quatro em Porto Alegre, um em Viamão e um em Alvorada).
Mateus Bruxel / Agencia RBS
O curso de tatuador é um dos mais procurados
* Os Centros da Juventude estão com inscrições abertas permanentemente. Se não tiver uma turma começando, o jovem é colocado em atividades que tenha interesse e que permitam ingresso em qualquer etapa. Fica na espera para ser incluído nas novas turmas de cursos profissionalizantes, que também têm início de forma periódica, a cada dois ou três meses, conforme a área escolhida.
* Para se inscrever, o jovem pode ir até um dos Centros ou acessar o site pod.rs.gov.br. As equipes do POD também fazem busca ativa nas escolas.
* Todas as unidades oferecem reforço escolar, EJA, atendimento psicossocial, atividades de Justiça restaurativa, orientação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho. Quando necessário, encaminhamento às redes de saúde e assistência social.

Confira os endereços dos centros de juventude

/// Cruzeiro 
Rua Mariano de Matos, 107, Santa Tereza, Porto Alegre: cursos de barbearia e corte de cabelo, culinária, EJA, orientação profissional, oficinas de empreendedorismo, matemática aplicada, redação, português e música, jiu-jítsu, teatro, meditação, yoga, cidadania e esportes 
/// Lomba do Pinheiro
Estrada João de Oliveira Remião, 4.444, Parada 10, Porto Alegre: cursos de inglês, fotografia e audiovisual, embelezamento, panificação e culinária, informática, atendimento ao cliente, manutenção de computadores, auxiliar de cozinha, stencil, oficinas de música, dança, yoga, teatro, arteterapia, capoeira, vôlei, futsal, academia, ginástica laboral, atividades de empreendedorismo e inclusão digital.
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Moradores são os modelos para o curso de barbeiro
/// Restinga
Avenida Economista Nilo Wullf, 914, Porto Alegre: cursos de informática, assistente administrativo, empreendedorismo, culinária, oficinas de lazer e esportes, palestras com temáticas sociais, direitos humanos e fundamentais, questões de gênero, diversidade sexual, sustentabilidade ambiental e racismo. 
/// Rubem Berta
Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132, Porto Alegre: cursos de idiomas, português, matemática, customização de roupas, bijuterias, desenvolvimento do potencial pessoal, vôlei, futsal, informática, dança, capoeira, oficinas de elaboração de currículo e comportamento em entrevistas, gastronomia e orientação psicossocial. A unidade também oferece espaço para debates, Cinemateca e Biblioteca. 
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Lara está feliz com a oportunidade
/// Alvorada
Rua Fátima, 5, bairro Maria Regina: cursos de auxiliar administrativo, informática, audiovisual, corte e costura, embelezamento, elétrica predial, logística, oficinas de dança, futebol, grafite, literatura e produção textual, poesia e rima, produção musical, serigrafia, slam, hip hop, tamboreiro, tatuagem, artes marciais, capoeira e skate. 
/// Viamão
Avenida Senador Salgado Filho, 2.205: cursos de assistente administrativo, beleza e estética, informática, oficinas de esportes, música, habilidades digitais, reforço escolar, atendimento em comunicação não violenta e Justiça restaurativa.


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“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Livros & Informes

  • ACHUTTI, Daniel. Modelos Contemporâneos de Justiça Criminal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
  • AGUIAR, Carla Zamith Boin. Mediação e Justiça Restaurativa. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
  • ALBUQUERQUE, Teresa Lancry de Gouveia de; ROBALO, Souza. Justiça Restaurativa: um caminho para a humanização do direito. Curitiba: Juruá, 2012. 304p.
  • AMSTUTZ, Lorraine Stutzman; MULLET, Judy H. Disciplina restaurativa para escolas: responsabilidade e ambientes de cuidado mútuo. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de; CARVALHO, Salo de. A Crise do Processo Penal e as Novas Formas de Administração da Justiça Criminal. Porto Alegre: Notadez, 2006.
  • CERVINI, Raul. Os processos de descriminalização. 2. ed. rev. da tradução. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
  • FERREIRA, Francisco Amado. Justiça Restaurativa: Natureza. Finalidades e Instrumentos. Coimbra: Coimbra, 2006.
  • GERBER, Daniel; DORNELLES, Marcelo Lemos. Juizados Especiais Criminais Lei n.º 9.099/95: comentários e críticas ao modelo consensual penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
  • Justiça Restaurativa. Revista Sub Judice - Justiça e Sociedade, n. 37, Out./Dez. 2006, Editora Almedina.
  • KARAM. Maria Lúcia. Juizados Especiais Criminais: a concretização antecipada do poder de punir. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
  • KONZEN, Afonso Armando. Justiça Restaurativa e Ato Infracional: Desvelando Sentidos no Itinerário da Alteridade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
  • LEITE, André Lamas. A Mediação Penal de Adultos: um novo paradigma de justiça? analise crítica da lei n. 21/2007, de 12 de junho. Coimbra: Editora Coimbra, 2008.
  • MAZZILLI NETO, Ranieri. Os caminhos do Sistema Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
  • MOLINA, Antonio García-Pablos de; GOMES, Luiz Fávio. Criminologia. Coord. Rogério Sanches Cunha. 6. ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
  • MULLER, Jean Marie. Não-violência na educação. Trad. de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Atenas, 2006.
  • OLIVEIRA, Ana Sofia Schmidt de. A Vítima e o Direito Penal: uma abordagem do movimento vitimológico e de seu impacto no direito penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
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  • ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2008.