Pesquisar este blog

2 de mai. de 2018

Não é o casamento dos sonhos, eu algemado de um lado e ela, do outro', diz preso

Longe do crack, interno da Apac preso na prisão e encontra perdão na Justiça restaurativa


Bruno Adriano Barcelar, 36, está há cinco anos e cinco meses na Apac de Itaúna (MG), em uma pena de mais de 17 anos de prisão por roubo e tráfico. No final deste ano, espera ir para o regime aberto.
O homem que vai voltar às ruas passou por uma experiência forte de Justiça restaurativa, quando esteve frente a frente com vítimas e pediu perdão à mãe. 
Usuário de crack e em guerra com traficantes, em um momento de alucinação, ele colocou fogo na própria casa com a mãe dentro. A seguir, o depoimento dramático de um preso que se diz transformado. 
"No fim deste ano, devo ir para casa. Estou na Apac, depois de ter passado um ano e cinco meses em um presídio comum. Ir para casa significa estar no seio da família, onde nunca estive. 
Minha mãe era costureira e meu pai, traficante. Ela nunca aceitou coisa errada e não me permitia ter contato com ele, mas eu tinha o sonho de conhecer o meu pai. 
A primeira vez que o vi foi de longe, quando estava preso na cadeia pública. Um amigo dele me levou para um terreno próximo de onde eu acenei para ele. Era um super-herói mesmo no pátio da cadeia. 
Comecei a roubar aos 12 anos. Queria dinheiro fácil para comprar roupa e tênis da hora. Eu queria tá junto da galera, ter dinheiro para sair. 
Minha mãe não me deixava trabalhar. Eu tinha que estudar. Então, eu fazia pequenos furtos. Depois, já usando drogas, entrei para o crime pesado. 
Conheci a Apac visitando meu pai, que estava preso por tráfico e tentativa de assalto. A gente tinha uma relação de conhecidos. 
Uma vez, fui a uma boca comprar droga e quando cheguei lá me levaram para falar com o traficante. Era meu pai. Ele me disse: ‘Deus te abençoe”. Contou toda a trajetória dele, me aconselhou. Eu tinha 16 anos, entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Eu achava que era autossuficiente. 
Aos 18 anos, tive minha primeira condenação por assalto: três anos e seis meses de prisão. Era primário, respondi em liberdade. 
Em 2006, atolado até o pescoço, caí de novo. Vim para a Apac, mas não abri meu coração. Saí pior e fui preso novamente, desta vez condenado a 17 anos e 10 meses. 
Depois de mais de um ano no sistema comum, eu escrevi para o juiz pedindo para voltar para a Apac e disse que desta vez não seria tempo perdido. Nem minha família acreditava mais em mim. 
Como eu usava droga, era apaixonado por crack, eu ficava alucinado. Uma vez, estava em guerra na rua e por acidente botei fogo na casa da minha mãe, com ela dentro. A luz estava apagada. Quando vi, ela estava em chamas. Peguei o lençol, joguei em cima dela, desesperado. 
Mesmo naquela situação, o amor de mãe falou mais alto e ela disse: ‘Saia daqui!’. Ela não queria que a polícia me prendesse. 
Eu saí e avistei uma viatura. Disse para os policiais: ‘Minha mãe precisa de vocês’. Na maior culpa, fiquei rondando pela praça até me prenderem. 
Da prisão, mandei uma carta. Minha mãe respondeu: “Meu perdão não vai te fazer apagar os erros”. 
Eu carregava duas cruzes: o que fiz com ela e a própria condenação. Até que fui fazer um curso na Apac, que reuniu oito vítimas e oito agressores. O tema era assalto. Ouvi como é ser roubado. Eu não pensava na pessoa na hora de roubar.
Ali, houve uma mudança de mentalidade. É o que eles chamam de Justiça restaurativa. Pedi para entrar no CSS (Conselho de Sinceridade e Solidariedade), responsável pela disciplina, e passei a me envolver mais na metodologia Apac.
Tempos depois, durante uma visita, eu disse para a pastora da Igreja Batista que eu estava pronto para pedir perdão para minha mãe. Ela foi consultada e disse que também estava pronta para me perdoar.
Finalmente, eu pude abraçar e pedir perdão para ela [chora]. Aquele abraço carinhoso me deu motivação para continuar.
Nessa época, eu recebi uma carta de uma menina que estava presa por tráfico na Apac feminina de Itaúna. Um colega me via sempre sozinho e sugeriu que eu me correspondesse com ela. Em 2013, nos conhecemos pessoalmente em uma jornada realizada entre os presos.
Em maio de 2014, marcamos a escolta e nos casamos no cartório. Não foi o casamento dos sonhos, eu algemado de um lado e ela, do outro. 
Dizem que prisão não traz nada de bom, mas eu me casei e voltei a estudar e a trabalhar aqui.
Minha esposa ganhou a liberdade, agora é plantonista na Apac feminina. E recebi uma bênção que nem sou digno. Temos hoje uma filha, que demos o nome da minha mãe. Vi o parto da Marina. E jurei ali que o tanto que fiz minha mãe chorar, eu vou fazer minha filha sorrir.
Terminei o ensino médio. E sei o que eu quero quando sair da prisão: uma vida humilde e feliz com as pessoas que eu amo e que me amam. Se eu pudesse dar um conselho para os adolescentes, eu diria: escutem pai e mãe."
Eliane Trindade
É editora do Prêmio Empreendedor Social. Aqui, mostra personagens e fatos dos dois extremos da pirâmide social.


Nenhum comentário:

“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Livros & Informes

  • ACHUTTI, Daniel. Modelos Contemporâneos de Justiça Criminal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
  • AGUIAR, Carla Zamith Boin. Mediação e Justiça Restaurativa. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
  • ALBUQUERQUE, Teresa Lancry de Gouveia de; ROBALO, Souza. Justiça Restaurativa: um caminho para a humanização do direito. Curitiba: Juruá, 2012. 304p.
  • AMSTUTZ, Lorraine Stutzman; MULLET, Judy H. Disciplina restaurativa para escolas: responsabilidade e ambientes de cuidado mútuo. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de; CARVALHO, Salo de. A Crise do Processo Penal e as Novas Formas de Administração da Justiça Criminal. Porto Alegre: Notadez, 2006.
  • CERVINI, Raul. Os processos de descriminalização. 2. ed. rev. da tradução. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
  • FERREIRA, Francisco Amado. Justiça Restaurativa: Natureza. Finalidades e Instrumentos. Coimbra: Coimbra, 2006.
  • GERBER, Daniel; DORNELLES, Marcelo Lemos. Juizados Especiais Criminais Lei n.º 9.099/95: comentários e críticas ao modelo consensual penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
  • Justiça Restaurativa. Revista Sub Judice - Justiça e Sociedade, n. 37, Out./Dez. 2006, Editora Almedina.
  • KARAM. Maria Lúcia. Juizados Especiais Criminais: a concretização antecipada do poder de punir. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
  • KONZEN, Afonso Armando. Justiça Restaurativa e Ato Infracional: Desvelando Sentidos no Itinerário da Alteridade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
  • LEITE, André Lamas. A Mediação Penal de Adultos: um novo paradigma de justiça? analise crítica da lei n. 21/2007, de 12 de junho. Coimbra: Editora Coimbra, 2008.
  • MAZZILLI NETO, Ranieri. Os caminhos do Sistema Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
  • MOLINA, Antonio García-Pablos de; GOMES, Luiz Fávio. Criminologia. Coord. Rogério Sanches Cunha. 6. ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
  • MULLER, Jean Marie. Não-violência na educação. Trad. de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Atenas, 2006.
  • OLIVEIRA, Ana Sofia Schmidt de. A Vítima e o Direito Penal: uma abordagem do movimento vitimológico e de seu impacto no direito penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
  • PALLAMOLLA, Raffaella da Porciuncula. Justiça restaurativa: da teoria à prática. São Paulo: IBCCRIM, 2009. p. (Monografias, 52).
  • PRANIS, Kay. Processos Circulares. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • RAMIDOFF, Mario Luiz. Sinase - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Comentários À Lei N. 12.594, de 18 de janeiro de 2012. São Paulo: Saraiva, 2012.
  • ROLIM, Marcos. A Síndrome da Rainha Vermelha: Policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2006.
  • ROSA, Alexandre Morais da. Introdução Crítica ao Ato Infracional - Princípios e Garantias Constitucionais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
  • SABADELL, Ana Lúcia. Manual de Sociologia Jurídica: Introdução a uma Leitura Externa do Direito. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
  • SALIBA, Marcelo Gonçalves. Justiça Restaurativa e Paradigma Punitivo. Curitiba: Juruá, 2009.
  • SANTANA, Selma Pereira de. Justiça Restaurativa: A Reparação como Conseqüência Jurídico-Penal Autônoma do Delito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
  • SANTOS, Juarez Cirino dos. A Criminologia Radical. 2. ed. Curitiba: Lumen Juris/ICPC, 2006.
  • SCURO NETO, Pedro. Sociologia Geral e Jurídica : introdução à lógica jurídica, instituições do Direito, evolução e controle social. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
  • SHECAIRA, Sérgio Salomão; Sá, Alvino Augusto de (orgs.). Criminologia e os Problemas da Atualidade. São Paulo: Atlas, 2008.
  • SICA, Leonardo. Justiça Restaurativa e Mediação Penal - O Novo Modelo de Justiça Criminal e de Gestão do Crime. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
  • SLAKMON, Catherine; MACHADO, Maíra Rocha; BOTTINI, Pierpaolo Cruz (Orgs.). Novas direções na governança da justiça e da segurança. Brasília-DF: Ministério da Justiça, 2006.
  • SLAKMON, Catherine; VITTO, Renato Campos Pinto De; PINTO, Renato Sócrates Gomes (org.). Justiça Restaurativa: Coletânea de artigos. Brasília: Ministério da Justiça e PNUD, 2005.
  • SÁ, Alvino Augusto de. Criminologia Clínica e Psicologia Criminal. prefácio Carlos Vico Manãs. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
  • SÁ, Alvino Augusto de; SHECAIRA, Sérgio Salomão (Orgs.). Criminologia e os Problemas da Atualidade. São Paulo: Atlas, 2008.
  • VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. São Paulo: Método, 2008.
  • VEZZULLA, Juan Carlos. A Mediação de Conflitos com Adolescentes Autores de Ato Infracional. Florianópolis: Habitus, 2006.
  • WUNDERLICH, Alexandre; CARVALHO, Salo (org.). Novos Diálogos sobre os Juizados Especiais Criminais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.
  • WUNDERLICH, Alexandre; CARVALHO, Salo de. Dialogos sobre a Justiça Dialogal: Teses e Antiteses do Processo de Informalização. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002.
  • ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2008.