“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de abril de 2017

Colégios desenvolvem projeto contra violência dentro da sala de aula

No Mario Schuster, índices de violência reduziram em até 70% após o início do projeto


na sala de aula, o professor não só ensina o conteúdo, mas enfrenta diariamente diversos desafios, ao lidar com muitas crianças e adolescentes, de diversas idades e personalidades diferentes.

A violência tem sido comum nas escolas. Na semana passada, um adolescente ameaçou uma professora em um colégio no Bairro Esmeralda, ele foi apreendido e levado à delegacia com drogas e munição. Situação que muitas vezes leva o professor ao estresse extremo e a problemas de saúde. 

Por conta desse dia a dia difícil de lidar, o NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel desenvolve o projeto Escola Humanizada. 

Todos os profissionais da educação participam. O Colégio Marcos Schuster desenvolve a atividade de forma integral, desde 2015. Os resultados tem sido excelentes no local, o índice de violência diminuiu em cerca de 70%. 

Uma das atividades promovidas é o círculo da paz, onde o grupo senta e olha um para o outro, desenvolvendo a atividade de forma dinâmica, falando sobre técnicas para controlar a raiva e desenvolver a amizade entre os alunos.

Assista o vídeo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...