Pesquisar este blog

9 de dez. de 2016

Ministério Público convoca sociedade para audiência sobre Justiça Restaurativa na Paraíba

Objetivo é debater ações visando implantar a justiça restaurativa como política pública estadual no sistema socioeducativo
Ministério Público convoca sociedade para audiência sobre Justiça Restaurativa na Paraíba
Imagem: Ascom MPF/PB
O Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba e o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) convocam autoridades, entidades da sociedade civil e pessoas interessadas para participar de audiência Pública com o tema “Implantação da Justiça Restaurativa como Política Pública no Âmbito da Socioeducação no Estado da Paraíba”. A audiência ocorrerá em 15 de dezembro de 2016, a partir das 14h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.
O objetivo geral da audiência pública é reunir os órgãos federais, estaduais e municipais encarregados da tutela dos direitos da criança e do adolescente no estado, os gestores do sistema socioeducativo, a UFPB e a sociedade civil para exporem as ações, estudos e discussões acerca da implantação da justiça restaurativa como política pública na esfera da socioeducação.
A audiência terá como objetivos específicos debater a instauração de normas que prevejam e disciplinem a instituição da justiça restaurativa no sistema socioeducativo; garantir infraestrutura de funcionamento da justiça restaurativa nas unidades da Fundação desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice Almeida (Fundac); garantir formação de facilitadores de práticas restaurativas e promover diálogo entre estado e municípios para estruturar ações visando a implantação da justiça restaurativa como uma política pública estadual.
Serão formalmente convidados a participar da audiência os gestores da Fundac, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Presidência do Tribunal de Justiça, magistrados vinculados às varas da Infância e Adolescência no Município de João Pessoa, membros do Ministério Público e Defensoria Pública - em especial os que atuam nas Varas da Infância e Juventude, Secretarias de Desenvolvimento Social e de Segurança Urbana e Cidadania e gestores e representantes dos municípios da região metropolitana (Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Conde).
A audiência pública é organizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (órgão do MPF), Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Social, Promotoria de Justiça Especializada na Comarca de João Pessoa e da Promotoria de Justiça da Defesa da Criança e do Adolescente da capital (órgãos do MPPB).
Recomendações da ONU - A realização da audiência sobre “Implantação da Justiça Restaurativa como Política Pública no Âmbito da Socioeducação no Estado da Paraíba” leva em consideração recomendações da Organização das Nações Unidas para fins de implantação da justiça restaurativa nos estados-membros, expressas nas Resoluções 1999/26, 2000/14 e 2002/12 que estabelecem os seus princípios básicos. Também leva em consideração que o Conselho Nacional de Justiça, por meio de sua Resolução 225, de 31 de maio de 2016, criou a Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário.
Justiça Restaurativa – Segundo o site do Conselho Nacional de Justiça, em linhas gerais, a justiça restaurativa trata de um processo colaborativo de mediação voltado para resolução de um conflito, caracterizado como crime, que envolve a participação maior do infrator e da vítima. No Brasil, a justiça restaurativa já está em prática há mais de dez anos. Essa mediação consiste basicamente em buscar um acordo entre vítima e ofensor que permita a resolução de outras dimensões do problema que não apenas a punição, como, por exemplo, a reparação de danos emocionais. “Em muitos casos, essas iniciativas alcançam a pacificação das relações sociais de forma mais efetiva do que uma decisão judicial”, explica o site.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83) 3044-6258
Celular: (83) 99132-6751
No twitter: @MPF_PB

Nenhum comentário:

“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Livros & Informes

  • ACHUTTI, Daniel. Modelos Contemporâneos de Justiça Criminal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
  • AGUIAR, Carla Zamith Boin. Mediação e Justiça Restaurativa. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
  • ALBUQUERQUE, Teresa Lancry de Gouveia de; ROBALO, Souza. Justiça Restaurativa: um caminho para a humanização do direito. Curitiba: Juruá, 2012. 304p.
  • AMSTUTZ, Lorraine Stutzman; MULLET, Judy H. Disciplina restaurativa para escolas: responsabilidade e ambientes de cuidado mútuo. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de; CARVALHO, Salo de. A Crise do Processo Penal e as Novas Formas de Administração da Justiça Criminal. Porto Alegre: Notadez, 2006.
  • CERVINI, Raul. Os processos de descriminalização. 2. ed. rev. da tradução. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
  • FERREIRA, Francisco Amado. Justiça Restaurativa: Natureza. Finalidades e Instrumentos. Coimbra: Coimbra, 2006.
  • GERBER, Daniel; DORNELLES, Marcelo Lemos. Juizados Especiais Criminais Lei n.º 9.099/95: comentários e críticas ao modelo consensual penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
  • Justiça Restaurativa. Revista Sub Judice - Justiça e Sociedade, n. 37, Out./Dez. 2006, Editora Almedina.
  • KARAM. Maria Lúcia. Juizados Especiais Criminais: a concretização antecipada do poder de punir. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
  • KONZEN, Afonso Armando. Justiça Restaurativa e Ato Infracional: Desvelando Sentidos no Itinerário da Alteridade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
  • LEITE, André Lamas. A Mediação Penal de Adultos: um novo paradigma de justiça? analise crítica da lei n. 21/2007, de 12 de junho. Coimbra: Editora Coimbra, 2008.
  • MAZZILLI NETO, Ranieri. Os caminhos do Sistema Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
  • MOLINA, Antonio García-Pablos de; GOMES, Luiz Fávio. Criminologia. Coord. Rogério Sanches Cunha. 6. ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
  • MULLER, Jean Marie. Não-violência na educação. Trad. de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Atenas, 2006.
  • OLIVEIRA, Ana Sofia Schmidt de. A Vítima e o Direito Penal: uma abordagem do movimento vitimológico e de seu impacto no direito penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
  • PALLAMOLLA, Raffaella da Porciuncula. Justiça restaurativa: da teoria à prática. São Paulo: IBCCRIM, 2009. p. (Monografias, 52).
  • PRANIS, Kay. Processos Circulares. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • RAMIDOFF, Mario Luiz. Sinase - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Comentários À Lei N. 12.594, de 18 de janeiro de 2012. São Paulo: Saraiva, 2012.
  • ROLIM, Marcos. A Síndrome da Rainha Vermelha: Policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2006.
  • ROSA, Alexandre Morais da. Introdução Crítica ao Ato Infracional - Princípios e Garantias Constitucionais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
  • SABADELL, Ana Lúcia. Manual de Sociologia Jurídica: Introdução a uma Leitura Externa do Direito. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
  • SALIBA, Marcelo Gonçalves. Justiça Restaurativa e Paradigma Punitivo. Curitiba: Juruá, 2009.
  • SANTANA, Selma Pereira de. Justiça Restaurativa: A Reparação como Conseqüência Jurídico-Penal Autônoma do Delito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
  • SANTOS, Juarez Cirino dos. A Criminologia Radical. 2. ed. Curitiba: Lumen Juris/ICPC, 2006.
  • SCURO NETO, Pedro. Sociologia Geral e Jurídica : introdução à lógica jurídica, instituições do Direito, evolução e controle social. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
  • SHECAIRA, Sérgio Salomão; Sá, Alvino Augusto de (orgs.). Criminologia e os Problemas da Atualidade. São Paulo: Atlas, 2008.
  • SICA, Leonardo. Justiça Restaurativa e Mediação Penal - O Novo Modelo de Justiça Criminal e de Gestão do Crime. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
  • SLAKMON, Catherine; MACHADO, Maíra Rocha; BOTTINI, Pierpaolo Cruz (Orgs.). Novas direções na governança da justiça e da segurança. Brasília-DF: Ministério da Justiça, 2006.
  • SLAKMON, Catherine; VITTO, Renato Campos Pinto De; PINTO, Renato Sócrates Gomes (org.). Justiça Restaurativa: Coletânea de artigos. Brasília: Ministério da Justiça e PNUD, 2005.
  • SÁ, Alvino Augusto de. Criminologia Clínica e Psicologia Criminal. prefácio Carlos Vico Manãs. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
  • SÁ, Alvino Augusto de; SHECAIRA, Sérgio Salomão (Orgs.). Criminologia e os Problemas da Atualidade. São Paulo: Atlas, 2008.
  • VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. São Paulo: Método, 2008.
  • VEZZULLA, Juan Carlos. A Mediação de Conflitos com Adolescentes Autores de Ato Infracional. Florianópolis: Habitus, 2006.
  • WUNDERLICH, Alexandre; CARVALHO, Salo (org.). Novos Diálogos sobre os Juizados Especiais Criminais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.
  • WUNDERLICH, Alexandre; CARVALHO, Salo de. Dialogos sobre a Justiça Dialogal: Teses e Antiteses do Processo de Informalização. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002.
  • ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2008.