“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de julho de 2016

ISCSP cria Observatório e Centro de Competências em Justiça Restaurativa (OCCJR)

iscsp cria observatrio e centro de competencias em justica restaurativa occjrO Observatório e Centro de Competências em Justiça Restaurativa (OCCJR) foi criado pelo ISCSP em parceria com a Confiar-PF/Portugal – pioneira em projetos de Justiça Restaurativa e representante da maior organização do mundo de voluntariado prisional, com mais de 30 anos de experiência nesta matéria.

A constituição desta nova estrutura foi simbolicamente anunciada no dia 15 de julho de 2016, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, no âmbito da I Conferência Ibérica sobre Justiça Restaurativa, aquando da assinatura  da Carta de Compromisso Autárquico para a Justiça Restaurativa, a que se juntaram a Câmara Municipal de Cascais e a  Confiar-PF/Portugal.

O OCCJR encontra-se formalmente integrado na Rede de Observatórios e Laboratórios de investigação do ISCSP e, em conjunto com as instituições internacionais que pensam e promovem esta temática, promoverá a celebração de protocolos com os municípios que tenham estabelecimentos prisionais na sua jurisdição. Para além disso, albergará projetos relacionados com formação, inserção/reinserção social de ex-reclusos, prevenção de comportamentos de risco, ações de sensibilização da sociedade, projetos de avaliação de políticas públicas, candidaturas a projetos europeus, entre outros.

Com este ato, o ISCSP dá um passo importante no contributo para o lançamento das bases para a implementação de uma verdadeira política de Justiça Restaurativa, em Portugal.


Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...