“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2016

MPPB realiza seminário sobre Mediação e Justiça Restaurativa no ambiente escolar

Evento é gratuito e será realizado nos dias 19 e 20 deste mês, no Auditório do Unipê
Foto: divulgação
Tratar sobre a mediação no ambiente escolar e os avanços dessa prática para a justiça restaurativa. Esse é o objetivo do I Seminário Paraibano de Segurança Humana e Pacificação Social, com o tema “Controlando a Violência na Escola e em seu Entorno: Mediação como instrumento de materialização da justiça e pacificação social”. O seminário terá três painéis e uma oficina. O evento é gratuito e será realizado nos dias 19 e 20 deste mês, no Auditório do Unipê, no Campus da Instituição, em Água Fria, João Pessoa.
O Seminário é voltado para secretários municipais, professores, supervisores, coordenadores e diretores de Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de João Pessoa. As inscrições para o evento são online e podem ser realizadas por meio deste link. Haverá, ainda, certificação para os participantes do Seminário.
Na quinta-feira (19), haverá a solenidade de abertura, às 19h, e o primeiro painel será sobre os “Avanços da Prática de Mediação para Justiça Restaurativa”. Já na sexta-feira (20), o tema do segundo painel será “A Mediação Escolar no Brasil: fundamentos e resultados”. Já o último painel discutirá a “Mediação na Comunidade Escolar de João Pessoa: sensibilização, capacitação e entraves”. A oficina abordará os “Processos e resultados de implementação de Mediação no Ambiente Escolar”. A programação completa pode ser conferida no portal unipe.br.
Segundo um dos organizadores do evento, prof. José Farias de Souza Filho, a mediação é uma alternativa à judicialização de conflitos incentivada por diversas instituições públicas, como o Conselho Nacional de Justiça – CNJ e o Ministério da Justiça, além de ser reforçado e já aplicado por instituições em outros países. “A negociação, a mediação e a conciliação são consensuais e existe um método. Um dos lugares para a aplicação da mediação é nas escolas. Além delas, a própria comunidade no entorno”, disse Farias. “Esse evento servirá para conscientizar e sensibilizar os professores e gestores de que eles próprios podem resolver os conflitos com o diálogo, com uma comunicação construtiva”, explanou.
O Seminário é realizado pelo Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento da Violência, por meio da Procuradoria da República na Paraíba (MPF) e do Ministério Público do Estado da Paraíba – MPPB. O evento conta ainda com o apoio do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e da Fesmip – Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Paraíba.
Serviço
I Seminário Paraibano de Segurança Humana e Pacificação Social
Tema: Controlando a Violência na Escola e em seu Entorno: Mediação como instrumento de materialização da justiça e pacificação social
Data e horário: Dia 19, a partir das 19h | Dia 20, a partir das 8h30.
Local: Auditório do Unipê, no Campus da Instituição, na BR 230, Km 22, Água Fria, João Pessoa, Paraíba.
Inscrições online: gratuitas, por meio do portal unipe.br.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...