Pesquisar este blog

22 de jun. de 2015

Cooperação aposta em novo método de ressocialização na penitenciária

Foi assinado ontem (18), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, o Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público do Amapá (MP/AP), Associação de Amparo ao Detento e Ex-detento (ASADE), Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AP), para fomentar a instalação de um núcleo de Justiça Restaurativa penitenciária estadual.

A cooperação técnica permitirá a implementação do projeto de qualificação para formadores e facilitadores em Práticas Restaurativas, que será executado em três módulos, com os custos rateados entre os parceiros, objetivando fortalecer a política de justiça, cidadania, segurança pública e reinserção social.

A Justiça Restaurativa pode ser entendida como um método utilizado para abordagens de conflitos, em que vítima, infrator e membros da comunidade, afetados direta ou indiretamente pelo ilícito, participam coletiva e ativamente na construção de soluções para a reparação do injusto causado e, principalmente, na prevenção da ocorrência de outros males.

Com a assinatura do termo, o MP-AP reforça a necessidade de integração operacional entre o Ministério Público e os demais órgãos envolvidos, para dar cumprimento aos Tratados Internacionais ratificados pelo Brasil pela proteção dos direitos humanos e fortalecimento dos direitos e garantias fundamentais da população. “Importante considerar os interesses comuns do MP-AP e das demais instituições, na construção de novos caminhos para transformação do cenário atual do Sistema Carcerário. Afinal, não conseguimos fazer justiça de forma isolada. Quando busquei esses parceiros, me senti muito amparada, porque todos aqui estão dispostos a mudar essa realidade, transformando-a para melhor”, argumentou a promotora de Justiça da Vara de Execuções Penais e idealizadora da ação, Socorro Pelaes Braga.

A presidente da ASADE, Maria Acirene Araújo da Costa, que atua em projetos de ressocialização de apenados, há 30 anos, falou da relevância da cooperação. “Esse projeto representa muito para a nossa associação. A união faz a força e temos que tratar dessas pessoas que estão no IAPEN. Do contrário, sairão de lá muito piores. Agindo assim, ganha toda a sociedade”, disse.

O conceito de Justiça Restaurativa foi apresentado ao diretor presidente do IAPEN, Jefferson Picanço, pela promotora de Justiça Socorro Braga. Durante assinatura do termo, Jeferson frisou o quanto será importante para a instituição. “São 2700 pessoas dentro do IAPEN e essa metodologia vai nos ajudar a mediar os mais diversos tipos de conflitos, que ocorrem dentro e fora da penitenciária, evitando que fatos mais graves aconteçam”, projetou.

Representando o SEBRAE/AP, o diretor de Administração e Finanças, Waldeir Garcia Ribeiro, enfatizou a satisfação para a entidade em poder contribuir. “Temos muita noção da nossa responsabilidade social e sempre estaremos presentes em projetos como este, ainda mais com instituições de grande credibilidade como é o MP-AP. E, já que todos os que entram no IAPEN deverão retornar para a sociedade, precisamos ajudar a construir caminhos para que esse cidadão saia de lá da melhor forma possível”, resumiu.

Para o procurador-geral de Justiça do MP-AP, Roberto Alvares, a iniciativa da Promotoria de Execuções Penais deve ser louvada, bem como a disposição de todos em contribuir. “O Sistema Carcerário não está ressocializando, ao contrário, ele está transformando corações em rocha. Mas, se até uma rocha tem vida e pode se recompor, imaginem o ser humano. Nós não podemos apagar uma história, mas podemos escrever uma nova página a cada dia. Pela amplitude do que estamos fazendo, sinto uma felicidade imensa em compor esse momento”, finalizou.

O curso será realizado no auditório do SEBRAE/AP, a partir da próxima segunda-feira (22), às 8h, com encerramento marcado para sexta-feira (26), às 18h. Serão 50 vagas distribuídas para os agentes penitenciários e servidores do IAPEN, comunidade envolvida e membros da ASADE.

Nenhum comentário:

“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Livros & Informes

  • ACHUTTI, Daniel. Modelos Contemporâneos de Justiça Criminal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
  • AGUIAR, Carla Zamith Boin. Mediação e Justiça Restaurativa. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
  • ALBUQUERQUE, Teresa Lancry de Gouveia de; ROBALO, Souza. Justiça Restaurativa: um caminho para a humanização do direito. Curitiba: Juruá, 2012. 304p.
  • AMSTUTZ, Lorraine Stutzman; MULLET, Judy H. Disciplina restaurativa para escolas: responsabilidade e ambientes de cuidado mútuo. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de; CARVALHO, Salo de. A Crise do Processo Penal e as Novas Formas de Administração da Justiça Criminal. Porto Alegre: Notadez, 2006.
  • CERVINI, Raul. Os processos de descriminalização. 2. ed. rev. da tradução. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
  • FERREIRA, Francisco Amado. Justiça Restaurativa: Natureza. Finalidades e Instrumentos. Coimbra: Coimbra, 2006.
  • GERBER, Daniel; DORNELLES, Marcelo Lemos. Juizados Especiais Criminais Lei n.º 9.099/95: comentários e críticas ao modelo consensual penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
  • Justiça Restaurativa. Revista Sub Judice - Justiça e Sociedade, n. 37, Out./Dez. 2006, Editora Almedina.
  • KARAM. Maria Lúcia. Juizados Especiais Criminais: a concretização antecipada do poder de punir. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
  • KONZEN, Afonso Armando. Justiça Restaurativa e Ato Infracional: Desvelando Sentidos no Itinerário da Alteridade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
  • LEITE, André Lamas. A Mediação Penal de Adultos: um novo paradigma de justiça? analise crítica da lei n. 21/2007, de 12 de junho. Coimbra: Editora Coimbra, 2008.
  • MAZZILLI NETO, Ranieri. Os caminhos do Sistema Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
  • MOLINA, Antonio García-Pablos de; GOMES, Luiz Fávio. Criminologia. Coord. Rogério Sanches Cunha. 6. ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
  • MULLER, Jean Marie. Não-violência na educação. Trad. de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Atenas, 2006.
  • OLIVEIRA, Ana Sofia Schmidt de. A Vítima e o Direito Penal: uma abordagem do movimento vitimológico e de seu impacto no direito penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
  • PALLAMOLLA, Raffaella da Porciuncula. Justiça restaurativa: da teoria à prática. São Paulo: IBCCRIM, 2009. p. (Monografias, 52).
  • PRANIS, Kay. Processos Circulares. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • RAMIDOFF, Mario Luiz. Sinase - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Comentários À Lei N. 12.594, de 18 de janeiro de 2012. São Paulo: Saraiva, 2012.
  • ROLIM, Marcos. A Síndrome da Rainha Vermelha: Policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2006.
  • ROSA, Alexandre Morais da. Introdução Crítica ao Ato Infracional - Princípios e Garantias Constitucionais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
  • SABADELL, Ana Lúcia. Manual de Sociologia Jurídica: Introdução a uma Leitura Externa do Direito. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
  • SALIBA, Marcelo Gonçalves. Justiça Restaurativa e Paradigma Punitivo. Curitiba: Juruá, 2009.
  • SANTANA, Selma Pereira de. Justiça Restaurativa: A Reparação como Conseqüência Jurídico-Penal Autônoma do Delito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
  • SANTOS, Juarez Cirino dos. A Criminologia Radical. 2. ed. Curitiba: Lumen Juris/ICPC, 2006.
  • SCURO NETO, Pedro. Sociologia Geral e Jurídica : introdução à lógica jurídica, instituições do Direito, evolução e controle social. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
  • SHECAIRA, Sérgio Salomão; Sá, Alvino Augusto de (orgs.). Criminologia e os Problemas da Atualidade. São Paulo: Atlas, 2008.
  • SICA, Leonardo. Justiça Restaurativa e Mediação Penal - O Novo Modelo de Justiça Criminal e de Gestão do Crime. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
  • SLAKMON, Catherine; MACHADO, Maíra Rocha; BOTTINI, Pierpaolo Cruz (Orgs.). Novas direções na governança da justiça e da segurança. Brasília-DF: Ministério da Justiça, 2006.
  • SLAKMON, Catherine; VITTO, Renato Campos Pinto De; PINTO, Renato Sócrates Gomes (org.). Justiça Restaurativa: Coletânea de artigos. Brasília: Ministério da Justiça e PNUD, 2005.
  • SÁ, Alvino Augusto de. Criminologia Clínica e Psicologia Criminal. prefácio Carlos Vico Manãs. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
  • SÁ, Alvino Augusto de; SHECAIRA, Sérgio Salomão (Orgs.). Criminologia e os Problemas da Atualidade. São Paulo: Atlas, 2008.
  • VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. São Paulo: Método, 2008.
  • VEZZULLA, Juan Carlos. A Mediação de Conflitos com Adolescentes Autores de Ato Infracional. Florianópolis: Habitus, 2006.
  • WUNDERLICH, Alexandre; CARVALHO, Salo (org.). Novos Diálogos sobre os Juizados Especiais Criminais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.
  • WUNDERLICH, Alexandre; CARVALHO, Salo de. Dialogos sobre a Justiça Dialogal: Teses e Antiteses do Processo de Informalização. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002.
  • ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2008.