“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Firmino Filho assina Termo de Cooperação para execução do programa Justiça Presente

Assinatura do termo aconteceu na sede do Tribunal de Justiça do Piauí
07/11/14, 14:59








O prefeito Firmino Filho assinou na manhã de hoje (07), em solenidade no Tribunal de Justiça do Piauí, Termo de Cooperação Técnica e Operacional para  Execução do Programa Justiça Presente. O programa tem execução compartilhada entre Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Justiça Federal no Piauí, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Prefeitura de Teresina e a Maçonaria.

O programa Justiça Presente tem como  intuito ampliar a oferta de serviços aos jurisdicionados, através da aplicação de técnicas de mediação, processuais e pré-processuais, bem como princípios de justiça restaurativa, auxiliando na atuação da mediação comunitária, além de difundir ações voltadas à formação de um judiciário e uma sociedade voltados para a revitalização da chamada cultura de justiça.
Para o prefeito Firmino Filho, o programa busca aumentar a garantia à democracia. “Vivemos um momento importante da democracia brasileira e da nossa cidadania e é importante que possamos cultivar essa democracia. Precisamos manter o respeito à diversidade, ao diálogo, ao consenso, e a assinatura desse Termo de Cooperação para a  execução do Justiça Presente demonstra  exatamente esse consenso. Reafirmamos o nosso compromisso com a educação, saúde, assistência social, juventude e afirmo a relevância de estar acompanhado de instituições sérias para que possamos avançar na nossa cidadania”, destacou.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador  Raimundo Eufrásio, destacou que o programa representa um esforço conjunto no sentido de consolidar  o desencastelamento das cortes judiciais. “A Justiça é um ente facilitador e a assinatura desse termo retrata essa luta, que não pode ser efetivada isoladamente e requer parceria. Dessa forma, o programa tem por objetivos desenvolver ações articuladas com as demais instâncias da justiça, a garantia de direitos  e a socialização, em parceria com outros setores públicos, do conhecimento das leis e do acesso à justiça, entre outras ações”, explicou.
Por meio do programa são ofertados serviços de soluções de conflitos, cursos de formação continuada em justiça restaurativa, publicação de informativos de uma cultura de justiça, palestras, eventos de prevenção  de casos judicializados, prevenção de uso de drogas, violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes. “As ações do Justiça Presente permitem a reaproximação das políticas públicas com o cidadão”, acrescentou o desembargador.
As secretarias municipais de Educação, Juventude e de Assistência Social e Cidadania são as responsáveis por desenvolver ações do programa.


Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...