“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Justiça Restaurativa na Escola - Aplicação e Avaliação

Capa do livro: Justiça Restaurativa na Escola - Aplicação e Avaliação, Mayta Lobo dos Santos e Paula Inez Cunha Gomide

Autor(es): Mayta Lobo dos Santos e Paula Inez Cunha Gomide 
ISBN: 978853624844-8 
Acabamento: Brochura 
Número de Páginas: 112 
Publicado em: 30/9/2014 
Área(s): Direito Penal; Psicologia

Este livro resulta da elaboração, aplicação e avaliação de um Programa de Justiça Restaurativa em uma escola pública da região metropolitana de Curitiba - Paraná/Brasil, com o objetivo de propor a todos os integrantes deste ambiente uma comunicação menos violenta, por meio do desenvolvimento das virtudes.
Empregou-se a metodologia da Justiça Restaurativa, que se apresenta como um meio alternativo de resolução de conflitos, objetivando não apenas a responsabilização do agressor, mas também a sua reintegração social, como se pode ver pelas práticas realizadas no Brasil e no exterior, demonstradas nesta obra. Seu procedimento exige a participação efetiva de todos os envolvidos, que expõem seus motivos, sentimentos e sugestões quanto à responsabilização do ofensor e buscam satisfazer as suas reais necessidades advindas do embate, sob a coordenação de um facilitador.
A iniciação deste programa se deu em uma escola por ser um local propício a transformações, sendo apresentados aqui três casos trabalhados sob o modelo dos Círculos Restaurativos e com a aplicação de programas auxiliares, a exemplo do Comportamento Moral.
Tal obra destaca-se na literatura nacional e internacional por descrever de forma minuciosa todos os passos do programa, com uma análise crítica dos resultados, inclusive os negativos, permitindo ao leitor a aplicação deste programa em qualquer ambiente, dando-lhe os necessários subsídios.Sendo o conflito inerente à condição humana, esperamos auxiliar o leitor não só na busca da solução, mas também na transformação dos indivíduos, por meio dos valores morais.

Mais informações, clique aqui.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...