“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Justiça Restaurativa será difundida em todo o Brasil

Na semana passada, o presidente da AMB, João Ricardo Costa, apresentou ao presidente em exercício do STF, ministro Ricardo Lewandowski, proposta de cooperação entre instituições para promover a Justiça Restaurativa em âmbito nacional. Para o 2º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio, responsável pelo Programa Justiça Restaurativa no Tribunal, é importante disseminar essa alternativa para solucionar os conflitos.
O TJDFT é um dos Tribunais que integram o Movimento para Implantação da Justiça Restaurativa no Brasil. Desde 2006, conta com o Programa Justiça Restaurativa, cujo objetivo principal é ampliar a capacidade de resolução de conflitos por consenso no âmbito dos crimes de menor potencial ofensivo.
A Justiça Restaurativa é uma modalidade de resposta ao crime diferente da resposta da Justiça Criminal. Ela possibilita a aproximação entre as instituições formais de Justiça Criminal e o controle informal, por meio da participação ativa e interessada de todos os envolvidos em conflitos de natureza criminal, incluindo a própria comunidade.
Em 2012, por meio da Resolução Nº 13, a Justiça Restaurativa ficou denominada como Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Programa Justiça Restaurativa, vinculado diretamente ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPECON e à 2ª Vice-Presidência.

Saiba mais sobre a Justiça Restaurativa.

 

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...