“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Equipe técnica de escolas recebe formação sobre justiça restaurativa

A equipe técnica das sete unidades da rede de ensino municipal onde o projeto-piloto de Justiça Restaurativa será implementado tiveram nesta quarta-feira (7) a primeira formação sobre o assunto. Participaram cerca de 30 educadores, entre diretores, orientadores educacionais, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos. Eles são das escolas Pedro Crescenti, Leonardo Nunes, Lourdes Ortiz, Ayrton Senna, Cidade de Santos, José Carlos de Azevedo Júnior e Florestan Fernandes.
A Justiça Restaurativa preconiza um novo modelo de mediação de conflitos, promovendo o diálogo entre todas as partes envolvidas (agressor, vítima e comunidade) e sua responsabilização, por meio da reparação do dano e não a punição. As assistentes sociais do Fórum de Santos Maria Emília Lucas e Rosângela Rinaldi, que são qualificadas pela Escola Paulista de Magistratura (EPM) ministraram o curso, na escola Maria Carmelita Proost Villaça.
Destacaram os três pilares da Justiça Restaurativa: foco no dano ou ofensa (ou seja, na causa e consequências, não no ato em si); danos e ofensas geram responsabilização e promover o engajamento e a participação. A formação também foi acompanhada pela secretária-adjunta de Educação, Audrey Kleys Dinau, e representantes do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) que coordena o projeto.
Nesta quinta-feira (8), foram definidas as próximas formações para facilitadores das escolas.
Confira as datas:
15/5 - Pedro Crescenti
20/5 - Leonardo Nunes
22/5 – Lourdes Ortiz
27/5 – Ayrton Senna
29/5 – Cidade de Santos
3/6 – José Carlos de Azevedo Jr.
5/6 – Florestan Fernandes

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...