“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Convite: Audiência do Código de Convivência Urbana de Porto Alegre


Oitava audiência do Código de Convivência Urbana ocorre dia 20
> A Constituinte do Cotidiano, que está revisando o Código de Posturas de Porto Alegre, convida para a sua oitava audiência pública com o tema "Justiça restaurativa e mediação de conflitos". A audiência ocorre no dia 20 de agosto (terça-feira), a partir das 19h, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre (avenida Loureiro da Silva, 255).
> Para abordar a temática da justiça restaurativa, será usado como base a Resolução 2002/12 do Conselho Econômico e Social da ONU, que trata da recomendação do tema a todos os países. De forma bastante tautológica, a resolução define que: "Programa de Justiça Restaurativa significa qualquer programa que use processos restaurativos e objetive atingir resultados restaurativos." e avança, dizendo que esses Processos Restaurativos são quaisquer processos onde vítima e ofensor, bem como demais outros indivíduos ou membros da comunidade que foram afetados pelo conflito em questão, participam ativamente na resolução das questões oriundas desse conflito, geralmente com a ajuda de um facilitador.
> Neste processo de cocriação do novo Código de Convivência Urbana e Democrática, a inovação que emerge é a introdução de práticas restaurativas e de mediação de conflitos entre o conjunto de Normas e Sanções a serem instituídas, recuperando o sentido clássico do "perdão", que é refazer uma ação já executada.
> Os interessados em participar deverão confirmar presença pelo telefone 3289-1001 ou pelo e-mail andrezadgg@gvo.prefpoa.com.br<mailto:andrezadgg@gvo.prefpoa.com.br>. O evento será transmitido on-line através do endereço mss://pwvideo1.procempa.com.br:8080/audiência.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...