“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO COM O TEMA “JUSTIÇA RESTAURATIVA”

alt
Um grupo voluntário de 18 Agentes da Guarda Civil  Municipal participou no último dia 28 de maio de um curso com o tema Justiça Restaurativa, que foi coordenado pela Sra. Jacqueline Ferreira, que é uma das colaboradoras do projeto “Núcleo de Capacitação Para a Paz (Nucap)”, que foi criado por um casal de Varginha e que, sob a coordenação geral do Juiz de execuções criminais Dr. Oilson Hoffmann,  foi o vencedor do Prêmio Innovare em 2012.  
                                     altalt
A Justiça Restaurativa é uma proposta de aplicação da justiça por intermédio da mediação do conflito, na qual se busca o entendimento entre as partes, de forma a atender as necessidades da vítima, bem como chegar a um consenso ou acordo, onde o agressor, ao participar, se prontifica a reparar o dano causado. O Projeto, visando um processo produtivo de restabelecimento da paz e de reintegração à sociedade, em lugar da aplicação da pena punitiva, é fundamentado no “justo”, pois é construído pelos envolvidos, com respeito às singularidades dos mesmos, com foco voltado para o conflito em si e as repercussões nas vidas deles,  baseando na visão do presente e abertura do interpessoal para uma visão e percepção mais social dos conflitos.
                                altalt
Com este Projeto, de forma indireta, acaba-se objetivando também auxiliar o Judiciário a diminuir ou mesmo evitar o  aumento de número de processos, que acabam se acumulando por falta de pessoal suficiente para concluí-los.
                                                        alt
 GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA . 31.05.2013.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...